TENSÃO POLÍTICA ENTRE RÚSSIA E TURQUIA FAZ PROJETO DE GASODUTO ENTRE OS PAÍSES SER SUSPENSO

Vladimir PutinUm projeto estrutural desenvolvido para ligar a Rússia à Turquia e ao Sul da Europa através de um gasoduto pode não sair do papel. Anunciado em dezembro de 2014 pelo presidente russo, Vladimir Putin, o projeto está suspenso devido à tensão política entre os países após a Turquia ter abatido um caça militar russo na fronteira com a Síria.

O anúncio da suspensão do projeto do gasoduto foi feito pelo ministro da Energia russo, Alexander Novak, em Moscou. “O trabalho para a formulação dos acordos para o ‘TurkStream’ está suspenso após a comissão intergovernamental sobre comércio e cooperação econômica ter parado com as reuniões” na sequência das medidas de retaliação russas contra Ancara”, afirmou.

Estava prevista a construção de quatro gasodutos para transportar o gás natural russo pelo Mar Morto, ligando o Sul da Rússia ao Oeste da Turquia. Com este percurso a Rússia contornaria a Ucrânia, país que está em conflito com os russos por causa da Criméia.

Empresas americanas tinham interesse com o novo gasoduto. O projeto só foi anunciado após a assinatura por parte de Putin com representantes dessas empresas, que olhavam para a possibilidade de exportar o gás natural através da Bulgária, com destino ao Sul da Europa.

A Gazprom, estatal russa e maior exportadora de gás natural do mundo, anunciou em junho outro gasoduto, com destino à Alemanha. Batizado de “Nord Stream-2”, o projeto reforça o já existente “Nord Stream”, construído sob o Mar Báltico. Para construir o empreendimento a estatal assinou acordo com a Shell, E.ON e OMV.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of