TERMINAL DE GNL EM SANTA CATARINA RECEBE LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO E OBRAS COMEÇARÃO EM JUNHO

1596552383279O projeto do terminal de regaseificação chamado Gás Sul (TGS), em Santa Catarina, recebeu a licença ambiental de instalação do órgão ambiental estadual. Essa era a última etapa do licenciamento estadual e, assim, a expectativa é que as obras devem começar em breve, no mês de junho. O terminal, de propriedade da New Fortresse Energy (NFE), visa aumentar significativamente o fornecimento de gás natural e melhorar a segurança energética para toda a região Sul do Brasil, além de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

O empreendimento será construído a 300 metros da costa de Santa Catarina, no município de São Francisco do Sul. O terminal escoará o gás por um gasoduto submarino que corre sob a Baía da Babitonga até sua margem norte, no município de Itapoá. O Gás Sul terá um navio de Armazenamento e Regaseificação (FSRU) atracado permanentemente, que poderá fornecer até 15 milhões de m³ por dia de gás natural.

governo_do_estado_anuncia_viabilidade_de_implantacao_do_terminal_gas_sul_na_baia_da_babitonga_20210528_1542897023O gasoduto para fornecimento de gás seguirá por um gasoduto enterrado até Garuva, (Ramal Babitonga), conectando o navio FRSU ao Gasoduto Bolívia-Brasil (GASBOL). Em terra, o duto ocupará a faixa compartilhada pelo gasoduto OSPAR, que liga São Francisco do Sul a Araucária, dispensando nova intervenção territorial (supressão vegetal ou desapropriação).

Além de aumentar a oferta do insumo na região, fomentar o desenvolvimento econômico e aumentar a atratividade de novas empresas, temos a convicção de que o TGS trará muitos benefícios do ponto de vista socioambiental aos municípios do entorno”, afirmou o diretor do terminal, Edson Real.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of