TERMOMECÂNICA VAI EXPANDIR SUA PRODUÇÃO DE VERGALHÕES DE ALUMÍNIOS PARA ATENDER INDÚSTRIA ELÉTRICA
A Companhia Termomecânica estrá ampliando a sua produção de Alumínio já a partir do segundo semestre deste ano, quando passará a fabricar vergalhões, tendo como foco prioritário a indústria do setor elétrico. Os investimentos da ordem de R$ 68 milhões foram feitos desde 2016. Os mais recentes foram voltados para a aquisição de um equipamento que viabilizará também o desenvolvimento de ligas especiais. No Brasil, assim como no mundo, existe uma forte procura por vergalhões de Alumínio para o uso no setor elétrico. Em média entre 85 e 88% da produção mundial é destinada à fabricação de fios, cabos, barramentos e transformadores elétricos. A Termomecânica é uma das líderes do setor de transformação de Cobre e suas ligas, em produtos semielaborados e acabados, e também atua, desde 2016, na fabricação de produtos em Alumínio.
O projeto foi divido em duas fases. Na primeira, iniciada em 2017, a Termomecânica fabricava apenas tubos e barramentos de alumínio. Desde lá, produção vem crescendo 40% ano a ano. O objetivo desta segunda fase, que se iniciará no segundo semestre, é consolidar a empresa líder na transformação de Cobre e suas ligas e estar entre os principais fornecedores do mercado de Alumínio.
Além do setor elétrico, a Termomecânica mira as indústrias alimentícias, química, de vestuário (zíperes e botões) e de pré-formados, que embora utilizem vergalhões em menor escala para fins mecânicos, também estão no radar. Além disso, parte da produção será utilizada como matéria-prima para fabricação de tubos e barramentos da própria companhia, substituindo a necessidade de importação de países como Índia, Polônia, entre outros. Com a nova frente de produção, a Termomecânica, – que já é conhecida no mercado de Cobre -, visa agora atender às necessidades especiais dos clientes com a fabricação de ligas de Alumínio complexas, que apresentam maior valor agregado e não costumam ser o principal foco dos fabricantes em nível mundial. A companhia ainda espera com a iniciativa, mais oportunidades tanto no Brasil como no mercado internacional.
Deixe seu comentário