TOTALENERGIES CRIA JOINT VENTURE COM CASA DOS VENTOS PARA DESENVOLVER PROJETOS RENOVÁVEIS NO BRASIL | Petronotícias





TOTALENERGIES CRIA JOINT VENTURE COM CASA DOS VENTOS PARA DESENVOLVER PROJETOS RENOVÁVEIS NO BRASIL

Patrick PouyannéA francesa TotalEnergies e a brasileira Casa dos Ventos anunciaram hoje (26) a criação de uma joint venture para desenvolver, construir e operar projetos de energia renovável. O portfólio da nova companhia totaliza mais de 6 GW, abrangendo 700 MW de capacidade eólica onshore em operação, 1 GW de eólica onshore em construção, 2,8 GW de eólica onshore e 1,6 GW de projetos solares em desenvolvimento avançado.

A joint venture terá participação de 34% da TotalEnergies e de 66% da Casa dos Ventos. A nova companhia terá ainda o direito de adquirir os projetos atuais e novos que são ou serão desenvolvidos pela Casa dos Ventos, à medida que atingirem a fase de execução. Assim, a joint venture poderá fomentar conjuntamente o seu crescimento, através do acesso a uma carteira adicional de pelo menos 6 GW.

A TotalEnergies pagará uma contraprestação em dinheiro de US$ 550 milhões e até US$ 30 milhões  em earn-out para concluir a aquisição. Além disso, a TotalEnergies terá a opção de adquirir uma participação adicional de 15% na joint venture após 5 anos.

Mario AraripeCom um total de 12 GW em operação, construção e desenvolvimento, tanto eólico como solar, esta transação é mais um passo na ambição da TotalEnergies de atingir 100 GW de produção renovável até 2030 e na sua transformação em uma empresa multienergia sustentável e lucrativa”, disse o CEO da petroleira francesa, Patrick Pouyanné (foto principal).

Já o fundador e presidente da Casa dos Ventos, Mario Araripe (foto à direita), declarou que a parceria foi estruturada para maximizar as complementaridades e sinergias entre as empresas. “Além de sua solidez financeira, a presença global da TotalEnergies contribuirá para a expansão de nossa carteira de clientes e aprimorará nosso conhecimento em novos campos da transição energética. Estamos confiantes de que esta parceria nos coloca em um papel estratégico para liderar a agenda de energia sustentável no Brasil”, disse.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of