TOTALENERGIES FAZ NOVA DESCOBERTA DE GÁS NATURAL EM LÂMINA D’ÁGUA DE 3 MIL METROS NA BACIA DE CAMPOS
A francesa TotalEnergies fez sua segunda descoberta de hidrocarbonetos no bloco C-M-541, localizado no pré-sal da Bacia de Santos. A petroleira informou à Agência Nacional do Petróleo (ANP) que encontrou indícios de gás natural no poço 1-TOT-3-RJS, em lâmina d’água de 3.022 metros.
Para lembrar, conforme noticiamos, a TotalEnergies já havia encontrado petróleo e gás no bloco C-M-541 em 2022, durante a perfuração no poço 1-TOT-2-RJS (também chamado de Marolo-1), em lâmina d’água de 3 mil metros. A campanha de perfuração na área está sendo executada com o navio-sonda Valaris Renaissance.
A TotalEnergies está autorizada a perfurar até dois poços exploratórios (Marolo e Ubaia) e mais três poços contingenciais no C-M-541. O bloco foi arrematado durante a 16ª Rodada de Licitações, realizada pela ANP em 2019. Esse foi o ativo com maior bônus de assinatura daquele leilão, no valor de R$ 4,029 bilhões. A TotalEnergies é a operadora da área com 40% de participação, em parceria com as empresas Qatar Petroleum (40%) e Petronas (20%). A TotalEnergies tem três blocos exploratórios no Brasil. Além do C-M-541, na Bacia de Campos, a empresa também é operadora dos blocos S-M-1711 e S-M-1815, na Bacia de Santos, que foram arrematados durante o 3º Ciclo de Oferta Permanente, em 2022.
Uma jazida enorme 100% na mão de estrangeiros?
A Total possui blocos exploratórios no sul da Bacia de Santos também. A matéria está errada.
Prezado leitor,
obrigado por sua mensagem.
A informação foi corrigida.
Cordialmente,
– A Redação