TRABALHADORES DO KUWAIT ANUNCIAM FIM DA GREVE E PREÇO DO BARRIL TEM NOVA BAIXA
O mercado internacional de óleo e gás ainda caminha sobre terreno instável, e as constantes oscilações do preço do barril indicam que ainda deve tardar uma retomada do setor. Após paralisarem a produção ao longo desta semana, os trabalhadores da cadeia de petróleo do Kuwait anunciaram nesta quarta-feira (20) o fim da greve que vinha afetando quase metade da produção do país, o que já resultou em nova queda nos preços do insumo. Até ontem, a interrupção das atividades no quarto maior produtor da Opep vinha impulsionando um ligeiro crescimento na cotação devido à menor oferta no mercado.
Ao passo que nesta terça-feira (19) o barril do Brent flutuou com alta em torno de US$ 44,03, na manhã de hoje o valor já caiu para US$ 43,44 e a tendência é de novas reduções ao longo desta semana. Além da retomada de produção, vem pesando sobre o setor o fracasso das potências produtoras na negociação de um acordo para congelamento de produção, que foi debatido neste domingo em Doha.
A greve dos trabalhadores no Kuwait foi encerrada após três dias, embora ainda não esteja claro se o governo atendeu às reivindicações feitas pela categoria. A paralisação, que reduziu a produção do país a 1,5 milhão de barris por dia, teve como objetivo protestar contra cortes nos salários e em pacotes de benefícios.
Deixe seu comentário