TRANSPETRO INAUGUROU HOJE A MAIOR OBRA DE ENGENHARIA DE DUTOS TERRESTRES DO PAÍS EM 10 ANOS | Petronotícias





TRANSPETRO INAUGUROU HOJE A MAIOR OBRA DE ENGENHARIA DE DUTOS TERRESTRES DO PAÍS EM 10 ANOS

fotopresidenteSergioBacciA Transpetro inaugurou hoje (5) um novo trecho do Oleoduto Paulínia-São Paulo (Opasa 16), após 15 meses de obras e investimento de R$ 465 milhões. A nova linha substituiu 68 quilômetros de tubos antigos, ligando a Refinaria de Paulínia (Replan) ao Terminal Terrestre de Barueri. O novo duto conta com avanços tecnológicos que permitem aumentar em até 60% a capacidade de movimentação. Segundo a Transpetro, essa foi a maior obra de engenharia de dutos terrestres realizada no Brasil nos últimos dez anos.

A obra de substituição do Opasa 16, conduzida com excelência pelo time da Transpetro, faz parte do portfólio de investimentos da Petrobrás que garantem a logística como um diferencial competitivo da companhia. Temos buscado oportunidades semelhantes em todo o país, integrando de forma segura e eficiente todos os elos da cadeia produtiva para gerarmos valor para nossos clientes e para a sociedade, contribuindo para a geração de emprego e renda e ajudando no crescimento do país”, Obras_Opasa16_Foto1_Divulgaçao Transpetroafirma o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobrás, Cláudio Schlosser.

O novo empreendimento substituiu o duto original por nova estrutura dotada de tecnologias mais avançadas de revestimento e isolamento térmico. Ao todo, foram substituídos 5.682 tubos. A nova condição possibilita ainda ampliar em até 60% a capacidade do oleoduto, de aproximadamente 200 milhões de litros por mês para movimentação de óleo combustível. A entrega deste projeto complementa uma primeira etapa de obras, quando foram substituídos 31 quilômetros de tubos do Opasa 16.

Obras_Opasa16_Foto3_Divulgaçao TranspetroA inauguração do novo duto Opasa representa um marco na infraestrutura de transporte de combustíveis no Brasil. Na última década, não tivemos histórico no país da construção de um duto terrestre similar, com essa extensão e tecnologia. Além de possibilitar a geração de frentes de emprego, a execução de uma obra tão complexa como essa, conduzida por trabalhadores e trabalhadoras da Transpetro, evidencia nossa capacidade técnica única e expertise tecnológica. A Transpetro está comprometida em ser uma empresa com soluções logísticas cada vez mais eficientes, gerando valor tanto para a sociedade quanto para nossos clientes”, ressaltou o presidente da companhia, Sérgio Bacci (foto principal).

Já o diretor de Dutos e Terminais da Transpetro, Márcio Guimarães, explicou que as equipes da empresa foram responsáveis por todas as fases da obra, desde o projeto de engenharia até a etapa de construção e montagem. “Tivemos 25 frentes de serviço simultâneas em nove municípios entre Paulínia e Barueri, com 670 empregos diretos durante a execução. Essa inauguração reforça o objetivo da companhia de assegurar maior confiabilidade, disponibilidade operacional e movimentação mais eficiente, nesse caso para a Replan, maior refinaria do país. Garantir o escoamento seguro e eficiente do óleo combustível produzido na Replan é também garantir os níveis de produção e escoamento dos demais derivados, como a gasolina e o diesel, que são tão essenciais para a nossa economia”, destacou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of