TRANSPETRO INVESTE NA DIGITALIZAÇÃO PARA TORNAR A EMPRESA MAIS ÁGIL E EFICIENTE
A Transpetro está investindo no processo de digitalização da companhia ao adotar a Plataforma Ellevo, que permite inúmeras funcionalidades para gestão de atendimento, automatização de processos, help desk, service desk e centro de serviços compartilhados. A empresa armazena e transporta petróleo e derivados, biocombustíveis e gás natural nos pontos mais remotos do Brasil. São bilhões de litros de combustíveis que passam anualmente por uma rede de 15 mil quilômetros de oleodutos e gasodutos, 47 terminais e uma frota com cerca de 42 navios em operação. A plataforma foi desenvolvida pela empresa Ellevo, pioneira e referência nacional na área. Até 2017, os processos de TI da empresa eram descentralizados, além de não possuir um departamento de serviços com foco diretamente na controladoria. Outro ponto fraco é que a Transpetro não possuía um catálogo de serviços estruturado de serviços homogêneos ou processos documentados próprios. As aprovações de serviço eram feitas por e-mail ou memorando, sendo tudo feito manualmente.
O consultor da Transpetro, Décio Silva, diz que antes da contratação dos serviços da Ellevo, haviam diversas entradas de e-mail, memorandos, ferramentas de solicitação para diferentes atividades e inúmeros contatos telefônicos: “O projeto envolvia alguns marcos principais como estratégia para especificar o framework de processos, contratação de provedor de serviços, criação de catálogo de serviços e seus procedimentos, criação de base de conhecimento interno, implantação de uma ferramenta de execução dos processos e treinamento e gestão para todas essas mudanças. Com a Plataforma Ellevo, a Transpetro tem controle total dos serviços oferecidos e tudo centralizado em um sistema que podemos acessar de qualquer lugar a qualquer momento. Com o framework temos gerenciamento de eventos, interface web, chamada telefônica e entrada e saída de e-mail em um único sistema, tudo centralizado, gerando organização”, afirmou.
Os processos de gerenciamento se tornaram simples, organizados e de fácil acesso, ainda segundo relato de Décio Silva. “Obtivemos uma redução de 25% dos tickets na comunicação com o cliente devido a comunicação adequada e automática, cerca de 94% das entregas foram feitas no prazo estabelecido, redução de 50% de recursos humanos para realizar os serviços. Com a eliminação de processos manuais, sistemas obsoletos e otimizações, obtemos uma redução de custos em 30% e a satisfação dos clientes está acima dos 95%, motivo de muito orgulho para nós”, acrescentou.
Para a CEO da Ellevo, Irene da Silva (foto principal), a Plataforma é considerada um sistema completo e cheio de funcionalidades para gestão de atendimento, automatização de processos. Voltada para a gestão do atendimento e processos, o sistema permite automatização, integração com diversos sistemas, centralização de informações e dados, além de comportar mais de 15 idiomas, possuir aplicativo mobile e oferecer uma comunicação Omnichannel: “Nenhum negócio é igual ao outro. Até mesmo dentro de uma corporação, cada filial tem suas peculiaridades. Um dos grandes diferenciais da Plataforma Ellevo é a sua flexibilidade e a facilidade de integração com diversos sistemas. Altamente configurável, todos os módulos e funcionalidades da plataforma se adequam aos processos dentro de uma empresa”, afirmou.
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