TRANSPETRO VAI RECEBER TERCEIRO NAVIO DO PROMEF NA PRÓXIMA SEMANA

O terceiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) será entregue à Transpetro na próxima segunda (9), em cerimônia realizada no estaleiro Mauá, responsável pela construção da embarcação. Batizado de Sérgio Buarque de Holanda, tem capacidade para transportar 56 milhões de litros de combustíveis.

Além deste, a Transpetro já recebeu dois outros navios do Promef desde novembro do ano passado. Foram o petroleiro João Cândido, construído no Estaleiro Atlântico Sul (EAS) e entregue com 20 meses de atraso, e o Celso Furtado, construído pelo Estaleiro Mauá.

“A encomenda de 49 embarcações do Promef garantiu as bases para o ressurgimento da indústria naval brasileira, permitindo a abertura de novos estaleiros e a modernização dos estaleiros existentes”, afirmou a Petrobrás em comunicado.

Apesar do entusiasmo da empresa, os estaleiros brasileiros têm tido algumas dificuldades para cumprir prazos. O EAS teve a encomenda de 16 navios suspensa depois que o parceiro tecnológico, a Samsung, deixou a parceria. O prazo para apresentar as novas garantias é 30 de agosto e o estaleiro já está em vias de formalizar uma nova parceria com o Ishikawajima. No entanto, o presidente da Transpetro, Sérgio Machado (foto), deixou claro recentemente que a suspensão ainda está valendo até que todos os itens do contrato sejam devidamente apresentados.

De acordo com a estatal, o Brasil já tem a quarta maior carteira de encomendas de navios do mundo. “O setor, que chegou a ter menos de dois mil trabalhadores na virada do século, emprega hoje quase 60 mil pessoas”, complementa a companhia em nota.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of