TRÊS LANCHAS DE ATAQUE IRANIANAS PROVOCAM UM DISPARO DE ALERTA DE UM NAVIO DE GUERRA AMERICANO NO ESTREITO DE ORMUZ

navioUm navio de guerra da Marinha americana disparou um alerta depois de quase se envolver em um acidente com três lanchas de patrulha da Marinha do Irã durante um impasse no Golfo Pérrsico. O disparo foi de um sinalizador. A Marinha confirmou que uma das três lanchas da Guarda Revolucionária Iraniana quase chegou de frente do USS Sirocco, no Estreito de Ormuz, antes de mudar seu curso. O incidente ocorreu em meio à tensão entre a Marinha dos Estados Unidos  e a Guarda Iraniana, causada pela interrupção das negociações sobre o acordo nuclear do Irã com as potências mundiais, pois acredita-se que Teerã tenha seu maior esforço até agora para construir novas instalações nucleares subterrâneas de Fordo, que seriam capazes de resistir a ataques.

Um vídeo foi divulgado pela 5ª estação da Frota da Marinha no Bahrein e mostrou uma lancha da Guarda Boghammar vindo em direção ao USS Sirocco de frente emlancha alta velocidade, enquanto o navio da Marinha disparava uma continuamente sua buzina antes que o barco se aproximasse. O disparo do sinalizador pode ser ouvido, mas não visto, pois a lancha, viajando com uma bandeira iraniana acima dela, passa pelo navio de guerra da Marinha. A desconfiança era que a lancha poderia conter explosivos poderosos que causariam danos sérios a embarcação de guerra dos Estados Unidos.

A Marinha disse que a lancha que se aproximava chegou a 50 metros do Sirocco, causando preocupação de um possível acidente, em meio ao impasse, que durou cerca de uma hora. Em um comunicado,  a Marinha disse que as “ações da Guarda não atenderam aos padrões internacionais de comportamento marítimo profissional ou seguro, aumentando o risco de erro de cálculo e colisão”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of