OBRAS DE BELO MONTE SÃO RETOMADAS NOVAMENTE
Após a decisão que suspendeu as atividades de construção da usina de Belo Monte, a pedido do Ministério Público Federal (MPF) no Pará, o mesmo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1), em Brasília, determinou a retomada das obras. O TRF 1, por meio de sua Corte Especial, enxergou como válido o licenciamento da usina. A empresa Norte Energia, responsável pelo empreendimento, disse já ter retomado os trabalhos, informando inclusive ter concluído o terceiro dique da hidrelétrica esta semana.
Numa votação de onze votos a um, o Tribunal negou o Agravo Regimental do MPF que pedia a anulação da decisão do presidente do Tribunal. Em 2011, o magistrado havia confirmado a validade a Licença de Instalação da hidrelétrica. Com a decisão da Corte Especial, foram novamente retirados os obstáculos contra a continuidade das obras.
A usina hidrelétrica de Belo Monte está sendo construída no rio Xingu, no Estado do Pará. Segundo a Norte Energia, o custo total do empreendimento é R$ 25,8 bilhões, contando com 28 diques de contenção, que somam 26 milhões de m³ de aterro.
Deixe seu comentário