TRUMP CORTA TODAS AS RELAÇÕES COMERCIAIS COM A ESPANHA PELA RECUSA DE PERMITIR O USO DE BASES MILITARES NO PAÍS

Não está nada fácil ser de esquerda no mundo moderno. Como diz o poeta,  “Pisa no chão, pisa maneiro, quem não pode com a formiga, não acha assanha formigueiro. Pisa no chão, pisa devagar. Pisa de mansinho para não assanhar.”  A Espanha pisou fundo e assanhou um baita de um formigueiro. E agora vai ter que resolver um problema e tanto. O Presidente Donald Trump disse que vai cortar todo o comércio dos Estados Unidos com a Espanha, devido à recusa dos espanhóis em permitir usar bases militares na guerra contra o Irã. “Vamos cortar todas as relações comerciais com a Espanha. Não queremos ter nada a ver com a Espanha“, disse. “A Espanha tem sido terrível”, disse Trump a repórteres durante uma reunião com o chanceler alemão Friedrich Merz, acrescentando que havia instruído o secretário do Tesouro, Scott Bessent, a “encerrar todas as relações” com a Espanha. “Vamos cortar todas as relações comerciais com a Espanha. Não queremos ter nada a ver com a Espanha“, acrescentou.

Os comentários de Trump  surgiram depois que os EUA realocaram 15 aeronaves, incluindo aviões-tanque de reabastecimento, das bases militares de Rota e Morón, no sul da Espanha, após a liderança socialista do país afirmar que não permitiria que fossem usadas para atacar o Irã. O ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, afirmou que a Espanha não permitiria o uso de suas bases militares, pois a ofensiva não estava prevista no acordo firmado com os Estados Unidos, nem em conformidade com a Carta das Nações Unidas.

As relações entre a Espanha e os Estados Unidos têm estado tensas devido a questões como a migração e a recusa da Espanha em se comprometer a aumentar a parcela de seus gastos com defesa para 5% do PIB, como fizeram a maioria dos outros países europeus. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, uma das poucas vozes de esquerda na Europa, já havia se recusado a permitir que navios transportando armas para Israel atracassem na Espanha e, no mês passado, anunciou planos para processar individualmente proprietários de plataformas de mídia social, incluindo americanos proeminentes, por conteúdo tóxico. Ele também escreveu um artigo de opinião no New York Times, no qual afirmou que os “líderes ao estilo MAGA” estavam enganando o público sobre os supostos males da imigração.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários