TS ENERGY CHEGA AO MERCADO BRASILEIRO COM NOVA ABORDAGEM NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA PETROLEIRAS

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

Olivier-SeutinO anúncio de novos projetos de exploração e produção da Petrobrás e os investimentos no Brasil previstos por petroleiras estrangeiras estão ajudando a criar um novo ciclo de crescimento no setor de óleo e gás do país. O ambiente, ainda que com os desafios atuais na economia, incentivou um grupo de profissionais experientes do segmento a fundar a empresa TS Energy. A nova companhia chega ao mercado brasileiro para oferecer mão de obra técnica e qualificada em comissionamento, descomissionamento, avaliação de ativos, planejamento de intervenções offshore, entre outras atividades. Para conhecer mais os planos da empresa, o Petronotícias entrevista hoje (21) o diretor operacional e sócio da TS Energy, Olivier Seutin. O executivo conta que a companhia está almejando projetos tanto com a Petrobrás, quanto com novas operadoras que estão assumindo os ativos vendidos pela estatal brasileira. Seutin detalhou também que a TS Energy pretende apresentar um novo tipo de abordagem na prestação de serviços no país. “Se um cliente tem um problema com um equipamento, não queremos apenas repará-lo, mas também ajudar o cliente a entender porque o equipamento falhou e apresentar uma proposta de melhoria do processo, evitando que essa falha aconteça novamente”, afirmou. O entrevistado menciona ainda que a TS Energy almeja atingir um faturamento de cerca de R$ 20 milhões ainda em 2022 e que a empresa vai montar uma equipe de profissionais para fazer operações e manutenções dos ativos de seus clientes.

Para começar a nossa entrevista, pode explicar aos nossos leitores qual o foco de atuação da empresa?

fpsoA TS Energy conta com quatro sócios e foi criada para prestar assistência técnica aos operadores de petróleo de grande porte que estão instalados no Brasil. O foco de atuação da nossa empresa está na prestação de serviços dentro do mercado de óleo e gás, oferecendo assistência técnica nas plataformas offshore. Nossa ideia é oferecer mão de obra qualificada, assistência técnica em equipamentos, além de prestar assistência às petroleiras que estão comprando ativos maduros no Brasil. Ou seja, um dos nossos objetivos é auxiliar, na parte técnica, a jornada dessas companhias que estão adquirindo ativos da Petrobrás. 

Que tipo de contratos a TS Energy pretende conquistar daqui em diante?

Nossa companhia está voltada para oferecer uma mão de obra técnica e qualificada em comissionamento, descomissionamento, avaliação de ativos e planejamento de intervenções offshore. Como eu disse anteriormente, queremos prestar apoio técnico e assistências nas operações das petroleiras. Por exemplo, uma de nossas metas é oferecer assistência em mecânica, automação e eletricidade em caso de falha em equipamentos em uma determinada unidade. Vamos montar uma equipe de profissionais para fazer operações e manutenções dos ativos de nossos clientes.

Quais foram as oportunidades que o senhor e seus sócios viram no mercado brasileiro?

plataformaO Brasil tem muitas oportunidades e o mercado de óleo e  gás do país está crescendo bastante. De um lado, temos a Petrobrás vendendo vários de seus ativos localizados em águas rasas para outras companhias que estão chegando ao país. Essas novas companhias vão precisar de apoio para preparar e avaliar os ativos antes de fechar essas transações. Adicionalmente, essas petroleiras demandarão também apoio para estabelecer a qualidade e a segurança dos equipamentos das plataformas.

De outro lado, temos o prolífico pré-sal, no qual a Petrobrás está investindo muitos recursos para contratar novas unidades de produção. Diversas plataformas vão entrar em operação na costa do país nos próximos cinco anos, aumentando ainda mais a demanda por serviços de apoio técnico e auxílio para manter as instalações.

Além da Petrobrás, empresas estrangeiras que estão com projetos de exploração e produção no Brasil vão começar a operar em breve ativos no offshore brasileiro, demandando assim mão de obra qualificada e serviços de qualidade. Diante desse cenário, queremos ter uma estrutura no Brasil para atender a todas essas demandas.

Poderia detalhar mais como pretendem interagir com as petroleiras internacionais?

fpsoA maior parte da minha experiência profissional, que soma 20 anos, foi na África. Durante essa jornada, eu tive a oportunidade de trabalhar em conjunto com empresas terceirizadas e fornecedoras. Ao mesmo tempo, tenho conhecimento sobre os pontos que as petroleiras precisam atender para operar suas plataformas com segurança, garantindo a rentabilidade das operações.

Eu cheguei ao Brasil há dois anos. Estava trabalhando para uma empresa que comprou ativos da Petrobrás, atuando na gerência de manutenção. Durante aquele período, fiz uma pesquisa sobre as empresas terceirizadas que poderiam ajudar nas operações daquela petroleira. O que eu pude observar é que todas as empresas brasileiras possuem bastante experiência de trabalhar com a Petrobrás.

Contudo, uma petroleira estrangeira que chega ao Brasil para realizar investimentos não têm o mesmo tipo de funcionamento e procedimentos da Petrobrás. Foi a partir de então que surgiu o desejo de criar a TS Energy, para tentar oferecer serviços no Brasil, com a mentalidade de uma empresa estrangeira.

Quais os diferenciais dos serviços que vocês pretendem oferecer no Brasil?

petroleiro-mascaraComo disse anteriormente, eu trabalhei em posição de gerência aqui no Brasil em uma petroleira que comprou um ativo na Petrobrás. Durante esse período, eu pude observar que as empresas prestadoras de serviço no Brasil são muito bem qualificadas para atuar em diversas atividades como, por exemplo, em reparo de equipamentos. No entanto, no geral, essas companhias não possuem uma visão de ajudar seus clientes a entenderem o motivo que levou à falha desse equipamento.

A TS Energy quer oferecer um serviço muito melhor, entendendo o processo e tentando compreender o porquê determinado equipamento quebrou. Essa será a visão de nossa empresa. Se um cliente tem um problema com um equipamento, não queremos apenas repará-lo, mas também ajudar o cliente a entender porque o equipamento falhou e apresentar uma proposta de melhoria do processo, evitando que essa falha aconteça novamente.

Quais serão os próximos passos da TS Energy?

Inicialmente, nossa empresa estava já prestando alguns serviços, como reparos de motor a diesel para alguns clientes. Agora, com a expertise dos novos sócios que integram a empresa, queremos oferecer um portfólio de serviço mais amplo e diversificado.

Nesse momento, estamos fazendo contatos comerciais com possíveis clientes, apresentando nossos serviços. Além disso, outro movimento que estamos realizando é o cadastro da TS Energy como prestadora de serviço das petroleiras que atuam no Brasil. Uma das metas da TS Energy é terminar o ano de 2022 com um faturamento em torno de R$ 20 milhões.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
José Vilas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
José Vilas
Visitante
José Vilas

PARABÉNS PELA INICIATIVA… COM CERTEZA SERÁ UM EMPREENDIMENTO DE SUCESSO.