TUPI É O PRIMEIRO CAMPO DA PETROBRÁS A ATINGIR PRODUÇÃO ACUMULADA DE 4 BILHÕES DE BARRIS DE ÓLEO EQUIVALENTE
O ativo de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, alcançou a produção acumulada de 4 bilhões de barris de óleo equivalente (boe), tornando-se o primeiro ativo da história de 73 anos da Petrobrás a atingir essa marca. Primeiro sistema do pré-sal a iniciar a produção comercial, em 2010, Tupi exigiu o desenvolvimento de um novo modelo exploratório e de tecnologias pioneiras.
O marco ocorre no ano em que a empresa completa 20 anos de atuação na área. O ativo também voltou a superar, neste ano, a média de produção de 1 milhão de barris de petróleo por dia (bpd), patamar alcançado pela primeira vez em 2019.
“A produção em Tupi inaugurou uma nova era para a indústria petrolífera mundial. Nesses 20 anos, a camada pré-sal, onde também temos os campos super gigantes de Búzios e Mero, se revelou uma combinação única de grandes reservas, alta produtividade, petróleo com menor pegada de carbono e eficiência acima da média”, avalia a diretora de Exploração e Produção da Petrobrás, Sylvia Anjos.
O ativo de Tupi é operado pela Petrobrás, em parceria com a Shell e a Petrogal Brasil, além da PPSA, representante da União na Jazida Compartilhada de Tupi.
Atualmente, o pré-sal representa a principal fonte de produção da Petrobrás. Conforme o Plano de Negócios 2026-2030, a região poderá responder por até 82% da produção total da companhia no período. A produção total de petróleo e gás prevista até 2030 deverá ficar entre 3,1 milhões e 3,4 milhões de barris de óleo equivalente por dia.
Confira abaixo alguns dos destaques de Tupi:


publicada em 13 de agosto de 2026 às 17:00 




