TURKISH AIRLINES, ROLLS ROYCE E AIRBUS DÃO UM PASSO À FRENTE NO USO DE COMBUSTÍVEIS SAF PARA A AVIAÇÃO COMERCIAL
A busca pela eficiência está obrigando as companhias aéreas em torno do globo, ter um sistema de combustível mais econômico e alinhado com as novas normas ambientais impostas. Um exemplo é o trabalho que a Turkish Airlines faz apoiando o desenvolvimento de Combustíveis Sustentáveis de Aviação, que desempenham um papel fundamental na redução das emissões de carbono. A companhia, que passou a utilizar o combustível sustentável ativamente em suas operações a partir de 2022, enfatizou a importância do assunto para a empresa ao assinar a Declaração Global SAF. A declaração representa a colaboração entre parceiros dos ramos da aviação, da engenharia aeroespacial e da produção de combustível e tem como objetivo descarbonizar completamente o combustível de aviação. A companhia aérea pretende aumentar o uso do combustível sustentável para níveis mais altos, em harmonia com a viabilidade técnica, regulatória, de segurança e financeira.
“Reduzindo significativamente suas emissões com a inclusão de aeronaves de nova geração em sua frota, otimizações operacionais e aplicações de economia de combustível de alto nível, a Turkish Airlines continuará seu apoio e investimento para combustíveis de aviação sustentáveis”, disse o Diretor de Investimentos e Tecnologia da empresa, Levent Konukçu.
Já o Diretor Comercial da Airbus International, Christian Scherer, explicou que a empresa está totalmente comprometida com o desenvolvimento de uma indústria de aviação sustentável, em toda a cadeia de valor, que reduzirá o impacto ambiental dos voos. A Declaração apoia exatamente isso e hoje, a Turkish Airlines tem respondido ao chamado para se juntar a esta iniciativa, inscrevendo-se para trabalhar com todas as partes interessadas em nossa jornada em direção a aeronaves de emissão zero. Estou orgulhoso que a Turkish esteja demonstrando seu compromisso neste empreendimento”, disse.
A Diretora de Tecnologia da Rolls-Royce, Grazia Vittadini, por sua vez, afirmou que trabalhar em conjunto com parceiros do setor em toda a cadeia de valor para incentivar a adoção de combustíveis de aviação sustentáveis é uma parte fundamental da estratégia de sustentabilidade da Rolls-Royce. “Saudamos o compromisso da Turkish Airlines em assinar a Declaração SAF e por seu apoio a esta importante iniciativa. Ao assinar este acordo, a companhia aérea também deu um sinal claro de que a Turkish está totalmente por trás do impulso e da colaboração necessários para uma transição bem-sucedida para um futuro mais sustentável para a aviação global”, comentou.
Com início das operações com combustível sustentável em 2022 na rota Aeroporto de Istambul – Paris, a Turkish Airlines estendeu esse uso para Paris, Oslo, Gotemburgo, Copenhague, Londres e Estocolmo para um dia por semana. A companhia aérea pretende aumentar as frequências e os destinos atendidos com combustível de aviação sustentável no futuro. Mais ainda, o combustível de aviação sustentável registra uma redução de até 87% nas emissões de gases de efeito estufa em comparação com o querosene tradicional. Além disso, a empresa coopera com universidades no auxílio à pesquisa e desenvolvimento de biocombustíveis, na intenção de reduzir o uso de combustível fóssil na aviação. O projeto Bio-Jet Fuel Project baseado em microalgas está sendo realizado com a Universidade de Bo?aziçi e apoiado pela TUBITAK (Instituição de Pesquisa Científica e Tecnológica da Turquia). Após a conclusão bem-sucedida do projeto, o objetivo será usar este biocombustível, que será obtido de fontes sustentáveis nos voos, após os testes de motor realizados pela Turkish Technic em 2022.
Deixe seu comentário