TURQUIA COMEÇA A CONSTRUÇÃO DA BASE DO QUARTO REATOR DA USINA AKKUYU, QUE SERÁ O MAIOR CANTEIRO DE OBRAS DO SETOR NUCLEAR MUNDIAL
Começou a construção da laje de fundação para a construção da turbina da unidade 4 da usina nuclear de Akkuyu, na Turquia. Cerca de 17.500 metros cúbicos de concreto e 3.500 toneladas de armadura de aço serão usados na construção da laje de fundação, que terá 7 metros de espessura e cobrirá uma área de 6.000 metros quadrados. A laje será construída em 12 zonas, os chamados ‘pours’. O lançamento de 680 metros cúbicos de concreto na primeira zona já começou, anunciou a Akkuyu Nuclear. A diretora geral da usina, diretora geral da usina, Anastasia Zoteeva, disse que a fundação que está sendo colocada sob a usina de turbinas é uma estrutura complexa capaz de aceitar e distribuir uniformemente as cargas durante a operação da usina de turbinas.
“A construção da fundação será feita em etapas. Cada etapa separada está sujeita a requisitos rigorosos de acordo com a qualidade do concreto. Como todas as soluções tecnológicas usadas na construção da usina de Akkuyu, o processo de concretagem da laje de fundação do edifício da turbina da unidade 4 é realizado de acordo com os padrões de segurança da Agência Internacional de Energia Atômica, disposições da legislação da República da Turquia e os requisitos modernos da comunidade nuclear global”, explicou.
O prédio da turbina – parte do circuito secundário – abrigará sistemas e equipamentos relacionados à geração de energia. Akkuyu é uma nova usina nuclear na costa mediterrânea da Turquia. A corporação estatal russa de energia atômica Rosatom está construindo quatro reatores VVER-1200 em Akkuyu, sob o chamado modelo BOO (construir e operar). A construção das unidades 1-3 começou em abril de 2018, abril de 2020 e março de 2021, respectivamente. A Akkuyu Nuclear recebeu uma licença de construção para a unidade 4 em outubro de 2021. Assim que a construção da unidade 4 começar, Akkuyu se tornará o maior canteiro de obras nuclear do mundo, disse a Rosatom, com quatro grandes reatores em construção ao mesmo tempo. A primeira unidade está programada para gerar energia em 2023, sujeita a novas aprovações da Autoridade Reguladora Nuclear. A usina de 4.800 MWe deverá atender cerca de 10% das necessidades de eletricidade da Turquia.
Deixe seu comentário