TVEL FECHA CONTRATO PARA FORNECIMENTO DE COMBUSTÍVEL NUCLEAR COM A ÍNDIA
A fabricante de combustível nuclear russa, TVEL, através da subsidiária TVEL Elemash, assinou um contrato com o departamento de energia atômica da Índia, para o fornecimento de combustível de urânio enriquecido. Os valores e o tamanho do pedido não foram divulgados.
Ainda neste ano, uma série de embarques está prevista para o Centro de Combustível Nuclear, em Hyderabad, local de produção de produção de combustível para a usina nuclear Tarapur, operada pela Nuclear Power Corporation of India. Desde 2000, a empresa russa vem fazendo este fornecimento para o reator da usina, de potência de 150 MWe, e em atividade desde outubro de 1969.
O acordo de cooperação existente com o departamento de energia atômica da Índia também contempla o fornecimento de combustível nuclear para a primeira e segunda unidades de energia da usina nuclear de Kudankulam. Há ainda transferência de componenetes de combustível nuclear e fornecimento de pastilhas de dióxido de urânio enriquecido para o reator de água pressurizada Rajasthan.
No último ano, os contratos da TVEL fora do Rússia ultrapassaram US$ 3 bilhões, com uma carteira de pedidos estrangeiros de dez anos mantida em mais de US$ 10 bilhões. Além da Índia, os últimos contratos assinados foram com a Hungria, Finlândia, Eslováquia, República Checa, Holanda e Uzbequistão.
Deixe seu comentário