UCRÂNIA DIZ QUE A RÚSSIA TOMOU O CONTROLE DA USINA NUCLEAR DE CHERNOBYL

CHERNOBYLO confronto entre Rússia e Ucrânia deflagrado hoje vai esbarrando-se de diferentes formas com o noticiário sobre o setor energético. Desta vez, em uma nova e perigosa escalada do conflito, a Ucrânia denunciou que a usina nuclear de Chernobyl, palco de um acidente nuclear catastrófico em abril de 1986, foi tomada pelas forças militares da Rússia.

É impossível dizer se a usina nuclear de Chernobyl está segura após um ataque totalmente sem sentido dos russos. Essa é uma das ameaças mais sérias na Europa agora”, disse o conselheiro do gabinete presidencial da Ucrânia, Mykhailo Podolyak. No local, existe um depósito de resíduos nucleares. Mais cedo, o conselheiro já havia alertado sobre a possibilidade de uma incursão russa na área.

USINAMAPAHá vários dados operacionais de que a Federação Russa quer cometer um ato terrorista na usina nuclear de Chernobyl e causar uma catástrofe ambiental poderosa. Isso muda a imagem do que está acontecendo na Ucrânia, está claro que a Rússia não quer só derrubar o governo ou substitui-lo por fantoches —ela quer causar destruição máxima na Ucrânia”, acusou Podolyak.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, também acusou a Rússia de tentar capturar a usina. Em uma rede social, ele escreveu mais cedo que os defensores do país estão dando suas vidas para que a tragédia de 1986 não se repita. “Esta é uma declaração de guerra contra toda a Europa”, alertou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of