UM ESTUDO SOBRE OS PREÇOS DAS PASSAGENS AÉREAS MOSTRA QUE OS AUMENTOS JÁ PASSARAM DE 100% NO BRASIL | Petronotícias




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UM ESTUDO SOBRE OS PREÇOS DAS PASSAGENS AÉREAS MOSTRA QUE OS AUMENTOS JÁ PASSARAM DE 100% NO BRASIL

Leonardo Bastos - Kennedy Viagens CorporativasUm levantamento realizado pelo CEO da Kennedy Viagens Corporativas   revela  um aumento de 100% nas passagens aéreas entre Janeiro e Março de 2022. A empresa fez um comparativo das tarifas aéreas de Janeiro a Maio deste ano, com prazo médio de antecedência de compra entre 8 a 12 dias, considerando apenas o trecho de ida. O preço médio das rotas é calculado com base nas compras realizadas dos clientes da Kennedy e com diferença de 11% de desconto com relação à tarifa do site da própria companhia aérea. Leonardo Bastos levantou que  trecho entre Curitiba e São Paulo, o aumento chegou a 105,3 de janeiro de 2022 até maio de 2022. O trecho entre Vitória e São Paulo aumentou 55,89 % neste mesmo período. Já no Trecho Imperatriz x São Paulo (GRU), aumento de 44,04% de janeiro de 2022 até maio de 2022. Sem dúvida, este ponto é onde haverá bastante impacto no custo de passagem aérea. O motivo? A precificação da companhia é baseada na antecedência vs % vendido.

Ou seja, imagine um voo específico que acontecerá daqui a seis meses. O sistema faz a seguinte análise: quantos % deveria ter vendido com essa antecedência? “Vamosgrafico 1 imaginar que seja 10%”, diz Leonardo.  “Se a aérea vendeu apenas 8%, ela tende a precificar a passagem mais barata, para que chegue mais rápido ao orçamento previsto. Agora, se seis meses antes do voo a companhia vender 15% dos assentos, por exemplo, o preço da passagem será mais caro. Essa precificação é realizada de forma automática por algoritmos e vale para todos os voos disponíveis”.

Simplificando o entendimento, a cia aérea divide os assentos por preço e conforme vai vendendo parte dos assentos o preço vai aumentando. Muita gente não se atenta a este detalhe, mas quando você não realiza o cancelamento de uma passagem antes de dar no-show, ou seja, não comparecer para o embarque, o crédito desta passagem fica até 35% inferior. Dessa forma, grafico vitriavocê perde 35% do valor, do que se tivesse cancelado a passagem antes do embarque. “Vejamos no caso da Latam: se realizássemos um cancelamento de uma passagem antes do no-show, o custo médio da taxa de remarcação fica em torno de R$ 350,00, mas se não cancelar, a reserva para remarcar posteriormente esse custo fica R$ 450,00.”

 Quando a passagem está com um preço médio bastante elevado, essa é uma saída bastante utilizada. “Vamos imaginar realizar uma compra Imperatriz x Porto Alegre. Quando é feita uma busca no trecho de origem até o trechoaviao de destino, os sistemas estão preparados para “casar” os preços, realizando o trajeto 100% pela mesma companhia aérea.  Mas nesses casos, o que acontece é que pode ser que um dos trechos seja mais barato voando por outra companhia.”

No caso Imperatriz x Guarulhos, Guarulhos x Porto Alegre, por exemplo, pode ser que o primeiro trecho esteja mais barato comprando com a Latam e o segundo seja mais interessante comprando com a GOL. Desta forma, a compra é quebrada em duas partes com objetivo de economizar no preço final. Esse processo tem um detalhe importante: ao comprar trecho separado, a pessoa teria que desembarcar em Guarulhos e depois embarcar novamente. Por isso, uma dica valiosa é comprar com prazo superior a 1 hora. Mas, caso a viagem seja curta e a pessoa esteja levando só a bagagem de mão, não será necessário sair do salão de embarque para embarcar novamente.

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