PRINCIPAIS CONTRATOS DE ÁRVORES DE NATAL SUBMARINAS NO TERCEIRO TRIMESTRE DEVEM SER FIRMADOS NO BRASIL

subseaO mercado mundial de fornecimento de árvores de natal submarinas deverá ter o Brasil como palco principal ao longo deste terceiro trimestre. Em um levantamento feito pela Westwood Energy, os principais contratos do tipo esperados para o período entre julho e setembro devem incluir os projetos de Gato do Mato, da Shell, na bacia de Santos; Maromba, da BW Energy, na bacia de Campos; além de Trion, da Woodside Energy, no México. Até o momento, em todo o mundo, já foram concedidos 123 contratos de árvores de natal submarinas em 2022. Esse número pode ainda subir para até 262, no cenário mais otimista.

A descoberta do prospecto de Gato do Mato foi feita em 2010, a partir dos trabalhos exploratórios realizados no bloco BM-S-54. Em 2017, a Shell adquiriu a área de Sul de Gato do Mato, no pré-sal, durante a 2ª rodada de partilha. Esse empreendimento será particularmente importante, já que será o primeiro a ser operado pela Shell no pré-sal, com início de produção previsto para 2026. O FPSO contratado para a área terá capacidade de produzir 90 mil barris por dia de óleo e processar 8,5 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural.

subseaEnquanto isso, o campo de Maromba é operado pela BW Energy, que já anunciou que usará o FPSO Polvo no projeto. O plano de desenvolvimento para o campo é baseado em uma campanha inicial de perfuração de três poços, com o primeiro óleo planejado em 2025. Além disso, uma segunda campanha com mais três poços está prevista para 2027. Com esses avanços nesses dois empreendimentos, a expectativa do mercado é que tanto a Shell como BW Energy revelem os fornecedores de equipamentos submarinos para os campos até o final de setembro.

Olhando para o mercado global, em junho de 2022, foi anunciado apenas o contrato de árvore submarina do projeto CLOV fase 3, em Angola, que envolve até cinco árvores submarinas. Isso elevou a contagem global de unidades de árvores submarinas para 123 unidades no primeiro semestre. Esse número é 42% menor em comparação com as previsões feitas pela Westwood em janeiro de 2022. A empresa acrescentou que a sua perspectiva de demanda de árvores submarinas para o período entre  2022 e 2026 permanece inalterada em aproximadamente 1.540 unidades. A Petrobrás vai liderar a lista com o maior número de pedidos nesse intervalo de tempo (217).

fpso 2Ainda em junho, a TechnipFMC declarou que ficou mais perto de fazer novos fornecimentos subsea no Brasil. A empresa anunciou que assinou uma carta de intenção com a Equinor para um estudo integrado de engenharia e design de front-end (iFEED) em seu desenvolvimento BM-C-33 offshore no Brasil. O estudo FEED inclui uma opção para prosseguir com uma contrato direta à TechnipFMC para o escopo de trabalho integrado de engenharia, aquisição, construção e instalação (iEPCI) do projeto, com uma decisão final de investimento prevista para o primeiro semestre de 2023.

Para o restante do ano, a Westwood Energy diz que prevê mais de 64 contratos de árvores de natal submarinas em todo o mundo. Outros 75 negócios são classificados como prováveis ou possíveis.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of