UM GRUPO DE TRABALHADORES CRIA UMA ASSOCIAÇÃO DE PEQUENOS ACIONISTAS PARA CONTESTAR PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRÁS

swsssUm grupo de trabalhadores da Petrobrás que têm ações da companhia fundou a Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobrás (Anapetro). A Iniciativa é capitaneada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos.  O  principal objetivo é a fiscalização das ações da atual gestão da companhia, sobretudo em relação ao programa de venda de ativos da empresa. A Anapetro pretende contestar tais decisões junto a órgãos de controle de companhias de capital aberto, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e estatais, como o Tribunal de Contas da União (TCU).

Mário Alberto Dal Zot, escolhido como presidente da Anapetro, disse que “A construção da associação não é nova, mas foi concretizada pela conjuntura atual, diante da necessidade de se questionar os desmandos da gestão da Petrobrás em outros fóruns, como CVM, Bolsa de Valores, CADE e TCU. Vamos questionar e responsabilizar a gestão da Petrobrás. Os gestores vêm agindo contra os interesses da própria empresa, privilegiando importadores com a redução das cargas de refinarias; deixando de investir em pesquisa e desenvolvimento; tomando medidas contra o futuro da empresa, como a saída do mercado de fertilizantes e do setor de biocombustíveis e de energias renováveis e o foco exclusivo na exportação de óleo cru; e vendendo ativos que agregam valor a seus produtos. Ou seja, a visão imediatista da gestão está condenando a empresa à extinção.”

A diretoria da Anapetro está atuando para garantir participação de seus representantes na próxima assembleia de acionistas da Petrobrás, marcada para 22 de julho. A entidade já tem 60 sócios fundadores associados, e outros 60 trabalhadores acionistas da Petrobrás estão em processo de associação. A expectativa é atrair o máximo de trabalhadores acionistas para a entidade, independentemente de participação sindical. A única condição para filiação é trabalhar na Petrobrás e ter ações da empresa.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Manuel Rui Albuquerque Freitas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Manuel Rui Albuquerque Freitas
Visitante
Manuel Rui Albuquerque Freitas

Esqueceram de fundar a Associação quando foram saqueados na época da Lava Jato.
Estão perdendo as boquinhas….