faixa - nao remover

UM MÊS APÓS TENTATIVA DE ATAQUE HACKER, ANP SÓ RETOMOU PARTE DE SEUS SISTEMAS

ANP

Sede da ANP, no Centro do Rio de Janeiro

Um mês após ter sofrido uma tentativa de ataque hacker, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) ainda trabalha para restabelecer todos os seus sistemas. Questionada pelo Petronotícias, a agência reguladora diz que não tem uma previsão exata de quando voltará com a totalidade dos seus sistemas e acrescentou que o trabalho de retomada está seguindo um ritmo gradual.

As equipes da ANP estão empenhadas em mitigar os riscos e os efeitos do incidente e permitir a retomada da plena operação da Agência. No momento, a principal diretriz é a garantia da segurança, razão pela qual o retorno dos sistemas tem ocorrido gradualmente. No momento, não é possível informar uma previsão de retorno da totalidade dos demais sistemas da ANP”, explicou a agência, em resposta ao Petronotícias.

Enquanto alguns dos sistemas seguem fora do ar, a agência trabalha com procedimentos provisórios para continuar recebendo dados importantes das operadoras. Os dados de início de perfuração de poços exploratórios e de indícios de hidrocarbonetos, por exemplo, eram enviados normalmente pelo chamado Sistema de Informações Gerenciais de Exploração e Produção (SIGEP). Contudo, desde o incidente, essas informações estão sendo enviadas à ANP por e-mail.

Como é de conhecimento do mercado, a agência disponibiliza páginas especiais (também chamados de painéis dinâmicos) que reúnem as informações sobre poços exploratórios e descobertas de petróleo. Contudo, após a tentativa de ataque hacker ocorrida em 5 de agosto, esses painéis deixaram de ser atualizados. No dia 12 de agosto, a agência conseguiu retomar uma parte importante de sua estrutura digital, com o retorno da operação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of