UM MÊS APÓS TENTATIVA DE ATAQUE HACKER, ANP SÓ RETOMOU PARTE DE SEUS SISTEMAS
Um mês após ter sofrido uma tentativa de ataque hacker, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) ainda trabalha para restabelecer todos os seus sistemas. Questionada pelo Petronotícias, a agência reguladora diz que não tem uma previsão exata de quando voltará com a totalidade dos seus sistemas e acrescentou que o trabalho de retomada está seguindo um ritmo gradual.
“As equipes da ANP estão empenhadas em mitigar os riscos e os efeitos do incidente e permitir a retomada da plena operação da Agência. No momento, a principal diretriz é a garantia da segurança, razão pela qual o retorno dos sistemas tem ocorrido gradualmente. No momento, não é possível informar uma previsão de retorno da totalidade dos demais sistemas da ANP”, explicou a agência, em resposta ao Petronotícias.
Enquanto alguns dos sistemas seguem fora do ar, a agência trabalha com procedimentos provisórios para continuar recebendo dados importantes das operadoras. Os dados de início de perfuração de poços exploratórios e de indícios de hidrocarbonetos, por exemplo, eram enviados normalmente pelo chamado Sistema de Informações Gerenciais de Exploração e Produção (SIGEP). Contudo, desde o incidente, essas informações estão sendo enviadas à ANP por e-mail.
Como é de conhecimento do mercado, a agência disponibiliza páginas especiais (também chamados de painéis dinâmicos) que reúnem as informações sobre poços exploratórios e descobertas de petróleo. Contudo, após a tentativa de ataque hacker ocorrida em 5 de agosto, esses painéis deixaram de ser atualizados. No dia 12 de agosto, a agência conseguiu retomar uma parte importante de sua estrutura digital, com o retorno da operação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
Deixe seu comentário