ANP DIZ QUE SOFREU TENTATIVA DE ATAQUE HACKER E RETIRA SEUS SISTEMAS DO AR

anpOs perigos da era moderna. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) sofreu uma tentativa de ataque cibernético. De acordo com apuração do Petronotícias junto à assessoria do órgão regulador, não houve perda de informações e dados. Contudo, como medida de segurança, a agência preferiu retirar do ar todos os seus sistemas para avaliação dos riscos à segurança cibernética da agência. A tentativa de ataque hacker aconteceu ontem (4).

O site da agência está no ar, mas parte de seus conteúdos está indisponível. É o caso do SIGEP – Sistema de Informações Gerenciais de Exploração e Produção. Essa ferramenta, que inclusive é utilizada rotineiramente pela reportagem do Petronotícias, disponibiliza a relação dos poços exploratórios em atividade no país.  A ANP publicou uma nota informando que eventuais perdas de prazo em processos administrativos eletrônicos devido à indisponibilidade temporária no SEI (Sistema Eletrônico de Informações) serão compensadas pela agência.

A medida atende às determinações do Decreto nº 8.539/2015, que dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e funcional. Em linha com o artigo 7º do Decreto, em seu parágrafo 2º, o prazo determinado para a prática de ato processual por meio do SEI fica prorrogado até as 23h59 do primeiro dia útil seguinte ao da resolução da indisponibilidade do sistema”, explicou a ANP.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of