NEOENERGIA INICIA OPERAÇÃO DE UMA DAS MAIORES SOLUÇÕES DE SISTEMA DE GERENCIAMENTO NA DISTRIBUIÇÃO

carlosA Neoenergia concluiu mais uma fase do projeto de modernização e padronização do Sistema de Controle e Gerenciamento Avançado da Distribuição do grupo. “Novas funcionalidades, alta tecnologia, digitalização, velocidade e soluções baseadas em inteligência artificial fazem parte do novo sistema”, disse a empresa. A expectativa é que a nova ferramenta traga mais agilidade e eficiência com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade do serviço de fornecimento de energia. Iniciado em 2018, o Programa SISCON é composto por vários projetos que contemplam a implementação de novos sistemas, a modernização da infraestrutura de informação e a padronização dos processos de operação.

Até 2024 serão implantados todos os projetos do programa beneficiando os clientes dos quase 1.000 municípios atendidos pela Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergiacelpe Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN) e Neoenergia Elektro (SP e MS). A Neoenergia Pernambuco possui uma área de concessão de 98,5 mil quilômetros quadrados e fornece energia para 3,8 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes) e distribui energia elétrica e qualidade de vida para os 184 municípios pernambucanos e a Ilha de Fernando de Noronha, além da cidade de Pedra de Fogo, na Paraíba.

Para Carlos Eduardo Ferreira Soares (foto principal), superintendente de Desenvolvimento e Aplicação da Neoenergia, o programa SISCON faz parte de uma estratégia robusta de investimentos em digitalização, buscando eficiência e aumento da qualidade do serviço de fornecimento de energia prestado aos clientes da Neoenergia. “Até 2024, continuaremos modernizando os neoenergia 3centros de operação e datacenters, além de reforço de práticas de cibersegurança e novas ferramentas que impulsionarão a transformação digital no modelo de operação das distribuidoras”, disse o executivo.

A etapa realizada na Neoenergia Pernambuco já permite a operação remota de todas as 162 subestações e mais de 2760 equipamentos de redes, como religadores e sensores, atualmente espalhados por toda a área de concessão da distribuidora, além de permitir o restabelecimento do fornecimento de energia em até 60 segundos, por meio de uma tecnologia debenedio recomposição automática conhecida como self healing.

Benedito Somaio (foto à direita), gerente do Programa SISCON na Neoenergia, explica que a implantação de novos sistemas de gerenciamento da distribuição é sempre um grande desafio, já que se trata de um serviço crítico em uma empresa de distribuição de energia. “Através desse projeto asseguramos maior robustez, tecnologia, segurança e eficiência aos nossos processos e consequentemente a melhoria da prestação do serviço de distribuição a todos os pernambucanos”, declarou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of