UMA COLISÃO ENTRE UM SUBMARINO RUSSO E UMA FRAGATA BRITÂNICA NA COSTA ESCÓCIA CAUSOU MOMENTOS DE TENSÃO ENTRE AS NAÇÕES

SUBUm navio de guerra da Marinha Real colidiu com um submarino russo nas águas do Atlântico Norte no final de 2020, mas só agora foi noticiado.  O submarino “caçador”  russo estava sob as águas geladas onde teria sido a primeira colisão entre embarcações russas e britânicas desde a Guerra Fria. O submarino russo estava à espreita sob as águas  a 320 quilômetros ao norte da Escócia quando a tripulação do HMS Northumberland foi enviada em uma missão de 48 horas para caçá-lo em meio a temores de que tentaria conectar ou cortar cabos submarinos essenciais para a comunicação e a internet. A fragata Tipo 23 da Royal Navy navegou para a região onde se acreditava que o submarino estava escondido e implantou seu sonar – um cabo coberto por hidrofones puxado atrás do casco – para ouvir os sons do submarino.

Mas, no que uma fonte da marinha descreveu como um ‘evento casual de um milhão’, o submarino passou bem atrás do navio britânico e se chocou contra o cabo do sonar que estava sendo rebocado pela fragata. A colisão causou danos consideráveis ao dispositivo de sonar do HMS Northumberland, que passou pelo casco do submarino russo, forçando a tripulação britânica a abortar sua missão e retornar à base para reparos.   Acredita-se que o submarino russo sabia que o HMS Northumberland estava lá, mas fontes da Marinha disseram que a colisão deve ter sido um acidente.

O submarino russo é capaz de transportar torpedos nucleares, mudou-se para uma linha de sonar no Atlântico Norte sendo rebocado pelo HMS Northumberland. Nonavio momento do impacto – possivelmente o primeiro de seu tipo desde a Guerra Fria – um membro da tripulação pode ser ouvido dizendo “o que diabos eu acabei de atingir?” À frente, o Comandante Thom Hobbs diz: “Estamos muito perto do submarino, provavelmente estamos paralelos. Se eles estivessem na superfície, definitivamente veríamos rostos.” Após o incidente, a tripulação britânica foi forçada a abortar a missão e retornar à base para reparos.

O ex-capitão da fragata, comandante Tom Sharpe, disse que: “A questão é se foi deliberado ou foi um acidente”. Ele questionou se poderia ter sido uma passagem fechada que deu errado. As embarcações foram danificadas na colisão. A colisão, que ocorreu no ‘final de 2020’, de acordo com um porta-voz do Ministério da Defesa (MOD), ocorreu em meio a um período de tensas ligações entre navios britânicos e russos.  A Marinha Real informou que acompanhou um total de nove navios de guerra russos ao redor do Reino Unido no espaço de apenas duas semanas até dezembro de 2020. A notícia do incidente chega enquanto a Rússia continua a aumentar suas capacidades militares em meio ao aumento das tensões no leste europeu.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of