UMA DAS MAIS BELAS OBRAS DO ARQUITETO OSCAR NIEMEYER, A NOVA CATEDRAL DE NITERÓI COMEÇA A TOMAR FORMA
O Petronotícias abre hoje (12) um espaço especial aos nossos leitores e pede licença para falar sobre o magnífico trabalho do maior arquiteto brasileiro e um dos maiores do mundo: Oscar Niemeyer. Uma de suas últimas pérolas, a Nova Catedral São João Batista, em Niterói, projetada por ele, está ganhando vida e entra em uma nova fase de sua construção. Para quem o admira ou para quem quer conhecer de perto como seus traços se transformam em beleza permanente, é uma oportunidade e tanto de ver ao vivo como esse trabalho é feito. E até aproveitar a chance de contribuir com a Mitra, para que em um no futuro bem próximo também possa dizer que auxiliou a erguer uma das mais belas catedrais brasileiras – que será o ponto mais marcante da cidade de Niterói e um dos principais pontos turísticos de nosso Estado.
A nova fase da construção entra no período em que começa a ser montado os primeiros pórticos da estrutura metálica, que terá sete metros de altura. Eles ficarão prontos até o final deste ano. Depois, eles serão cobertos com concreto. Um projeto composto por uma cúpula de 60 metros de diâmetro, suspensa por três arcos de 70 metros de altura, e com capacidade para 5 mil pessoas em sua nave. Conta também com um altar externo para celebrações, com até 15 mil pessoas na esplanada. No total, cada pilar sustentará uma carga de aproximadamente 8.500 toneladas descarregadas em 10 estacas escavadas com diâmetro de 1,50m e 50 metros de profundidade por pilar. Para a sustentação da laje do piso, serão executadas 21 estacas tipo raiz com diâmetro de 50cm; 128 estacas tipo hélice com diâmetro de 60 cm; e 16 estacas tipo hélice com diâmetro 80cm. A catedral terá ainda uma sacristia, a Capela do Santíssimo, espaço cultural multiuso para exposições e eventos, ossuário, livraria com lanchonete e o Caminho da Gratidão, um gesto concreto de participação e solidariedade dos fiéis e demais grupos civis que se tornarão lembrados para sempre como colaboradores na construção da Nova Catedral. A sua localização fica no ponto extremo da praça do Caminho Niemeyer, com vista total para a Baía de Guanabara.
Um trabalho desta envergadura só pode ser feito com uma equipe unida com o mesmo ideal. Um mesmo grupo trabalha com a responsabilidade pela construção desde o início das obras, sem qualquer custo para a Arquidiocese de Niterói. Veja os integrantes da Equipe da Catedral: Líder: Arcebispo da Mitra Arquidiocesana de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias; Vigário Geral da Mitra Arquidiocesana de Niterói, Padre Carmine Pascale; Equipe econômica: Padre Marcos André Rocha Gameiro e Cezar de Col; Equipe Técnica responsável pela execução da obra: Paulo Massa e Aloísio Lannes. O Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias revela que o padroeiro da catedral, São João Batista, vai ter uma imagem apontando para o Cristo Redentor, como o cordeiro de Deus. E o templo terá a Baía da Guanabara como símbolo do Rio Jordão, onde João Batista batizava, chamando as pessoas à conversão. “A Diocese de Niterói nunca construiu uma catedral. Quando foi criada, em 1892, uma igreja que já existia foi escolhida para ser a catedral: a de São João Batista, no Centro da cidade. Ela é muito bonita, mas pequena. Não podemos fazer as grandes celebrações nela, por falta de espaço para comportar todas as pessoas. Fazer parte deste trabalho é especialmente gratificante para mim e para todos aqueles que estão envolvidos neste projeto. Estamos tendo uma oportunidade única de trabalhar para um projeto histórico que ficará na história da igreja brasileira, da cidade de Niterói e de todo país. Não tenho dúvidas que depois de concluída, a catedral vai atrair milhares de pessoas do nosso Estado, do Brasil e do mundo para conhecer mais esta joia idealizada por Oscar Niemeyer”, disse Dom José Francisco.
A catedral será um templo monumental da igreja católica, com uma das mais belas silhuetas já vistas nesse país. O templo, que traduz em arte, a mitra e o solidéu episcopais, será parte de um conjunto de 14 equipamentos culturais, nomeado como Caminho Niemeyer, que fica ao longo da orla de Niterói. O início desse caminho se deu a partir da construção do Museu de Arte Contemporânea, inaugurado na década de 1990. Além dele, o caminho conta com mais sete projetos já construídos, como a Praça Juscelino Kubitschek, o Memorial Roberto Silveira e o Teatro Popular. Ainda em vida, Oscar Niemeyer expressou sua satisfação pela concepção, que chegou a ver, como a sua “obra-prima”. De acordo com o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, a Catedral não será somente um monumento religioso, mas também artístico e cultural. Por conta disso, o monumento será destinado à toda a cidade de Niterói.
Para lembrar a história, a idealização do templo foi de Dom Carlos Alberto Etchandy Gimeno Navarro, em substituição a atual Catedral de São João Batista, já que a Arquidiocese de Niterói administra quase 80 paróquias distribuídas por 14 municípios do Estado do Rio de Janeiro, ficando inviável para celebrações especiais com grande público, já que não comporta mais de mil pessoas. Em outubro de 1997, o projeto da Nova Catedral foi assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. No mesmo ano, foi apresentada a atualização do projeto à Dom Navarro que apresentou os primeiros desenhos ao Papa João Paulo II, que abençoou a pedra fundamental da Nova Catedral de Niterói, lançada em 1999. Dom Carlos Alberto Navarro faleceu em 2003 e dez anos depois, o Arcebispo de Niterói Dom José Francisco, apresentou o projeto ao Papa Francisco, que abençoou uma maquete da nova catedral. No dia 12 de outubro de 2014, foi entronizada a pedra de início das obras de terraplanagem. Em março de 2016, começaram as obras de fundação da construção da Nova Catedral.
Conheça as Formas de colaboração para a Construção da Nova Catedral São João Batista:
1) Caminho da Gratidão – através de cadastro através do site caminhodagratidao.com
2) PIX – através da chave doe@novacatedral.com
3) Boleto Bancário – o cadastro pode ser realizado através do telefone (21) 3602-1741 ou (21) 3602-1769, onde serão colhidos os dados e o envio do boleto é feito através de email ou whatsapp.
Veja abaixo algumas fotos da construção:
Deixe seu comentário