faixa - nao remover

UNIÃO EUROPEIA FORTALECE OS ESFORÇOS PARA TER SEUS SISTEMAS DE ENERGIA CADA VEZ MAIS LIMPOS E RESISTENTES

dddddeeA União Europeia está fortalecendo esforços para tornar seus sistemas de energia mais limpos e resistentes, reforçando sua liderança global na redução de emissões de gases de efeito estufa, de acordo com uma nova revisão de política energética da Agência Internacional de Energia. As emissões de gases de efeito estufa da UE em 2019 foram 23% inferiores às de 1990, o que significa que o bloco já havia atingido sua meta de um declínio de 20% até 2020, segundo o novo relatório da AIE. A eletricidade mais limpa foi o principal fator por trás da redução, com a intensidade de carbono da geração de energia europeia agora bem abaixo da maioria das outras partes do mundo. A UE é líder em tecnologias de energia renovável, principalmente a energia eólica offshore, e muitos de seus Estados-Membros têm políticas para eliminar o carvão. No entanto, as emissões de gases de efeito estufa no setor de transportes ainda estão subindo, e o uso de energia em edifícios permanece intensivo em combustíveis fósseis.

 O novo relatório da AIE estabelece recomendações para cumprir suas metas de 2030 para emissões de gases de efeito estufa, fontes renováveis e eficiência Usina Nuclearenergética, bem como suas metas de descarbonização a longo prazo. Considera que serão necessárias políticas mais fortes do que as atualmente em vigor para cumprir essas ambições e que o setor de energia precisa estar no centro desses esforços, pois responde por 75% das emissões de gases.

Em dezembro, a nova Comissão Europeia liderada pela Presidente Ursula von der Leyen lançou o Acordo Verde Europeu, em uma tentativa de tornar o clima da UE neutro até 2050. Esse plano rapidamente enfrentou o desafio adicional do Covid-19, que levou o mundo a uma acentuada desaceleração econômica. Até agora, o setor de energia resistiu bem às pressões que sofreu, mas a crise econômica continua pesando nos balanços das empresas e do governo. No mês passado, a Comissão Europeia apresentou um plano de recuperação massivo para combater os danos econômicos do Covid-19. O plano visa obter uma recuperação inclusiva e verde na Europa, ao energia eolicamesmo tempo em que lança as bases para um futuro de baixo carbono.

Fatih Birol, diretor executivo da AIE, disse que “Com seus planos de recuperação, a UE tem uma oportunidade real de impulsionar a atividade econômica, criar empregos e apoiar a transformação de longo prazo de seu setor de energia. O Plano de Recuperação Sustentável descrito no recente Relatório Especial do World Energy Outlook mostra como alcançar esses três objetivos simultaneamente. A AIE está trabalhando com a Comissão Europeia e os Estados-Membros da UE para elaborar políticas para reparar os danos econômicos da crise, ao mesmo tempo em que torna seus sistemas de energia mais limpos e resistentes.”

O Acordo Verde da Europa pode  representar uma oportunidade para fortalecer as economias em todo o continente, reunindo investimentos em tecnologias de Energia solarenergia que provavelmente desempenharão um papel importante no futuro. Birol disse que  “Os eletrolisadores de hidrogênio e as baterias de íon-lítio podem potencialmente mudar o jogo tanto para a UE quanto para o mundo. Saúdo os esforços da Comissão Europeia para acelerar a inovação e a comercialização nestas áreas-chave. ”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of