UNIPAR VAI INVESTIR R$ 100 MILHÕES PARA AMPLIAR SUA PRODUÇÃO SODA CÁUSTICA E CLORO E GERAR HIDROGÊNIO VERDE

cannavalA Unipar,  empresa líder na produção de cloro, soda e PVC na América do Sul, está dando mais um passo na sua estratégia de expansão e fortalecimento de seu posicionamento no mercado. A companhia investirá aproximadamente R$ 100 milhões para instalação de um novo eletrolisador para produção de cloro e soda cáustica e também implantação de um forno de ácido clorídrico. Rodrigo Cannaval, Diretor Executivo de Operações da UNIPAR, diz que esse é um projeto de expansão de capacidade sustentável com captura de carbono. “Ele usará energia renovável limpa para produzir cloro, soda cáustica e gerar hidrogênio verde que, por sua vez, será usado como insumo na produção de ácido clorídrico.  Além do uso de energia renovável limpa em todo o processo de produção, este projeto tem mais um benefício ambiental que é o calor gerado pela reação na produção de ácido clorídrico e será aproveitado para a produção de vapor para uso na unidade. Substituindo o consumo de gás natural e reduzindo em mais de 2 mil toneladas por ano a emissão de carbono”, detalhou.

Com início estimado da operação no 2º semestre de 2023, o projeto de expansão está em linha com a estratégia da UNIPAR, que tem como objetivo o crescimentounipar sustentável em todas as dimensões: financeira, ambiental, responsabilidade social, saúde, segurança, relações institucionais, comunicação e governança. O projeto de expansão sustentável será realizado na planta industrial de Santo André, em São Paulo, aumentando a  capacidade produtiva de cloro e soda cáustica em aproximadamente 15% na localidade e a produção de ácido clorídrico em 15% da UNIPAR no Brasil. A capacidade instalada da Unipar para produção de cloro, soda e ácido clorídrico no Brasil chegará a 545 mil toneladas/ano, 615 mil toneladas/ano e 755 mil toneladas/ano, respectivamente.

unipar 1A nova produção de cloro será direcionada para o processo de transformação para ácido clorídrico, viabilizando a entrada de mais 90 mil toneladas para o mercado. O ácido clorídrico é utilizado para atender, principalmente, os segmentos de saneamento (tratamento de água), com importante dimensão social, além de outros como siderurgia e mineração, indústria de alimentos, biodiesel, química e petroquímica, mas também em novas aplicações, como no setor sucroenergético, para a produção de açúcar e álcool. Ele também  é uma solução que apresenta benefícios para as indústrias porque não tem riscos de entressafras e tem boa estabilidade de preços, pois é regulado de acordo com o mercado nacional.

A Unipar também reforçará a oferta de soda vendendo o produto diretamente ao mercado, atendendo indústrias como as de produtos de limpeza e higienização, papel e celulose, entre outras. Outro benefício do investimento para expansão da produção e novos equipamentos em Santo André será em ganho de eficiência operacional nas manutenções da unidade de VC na mesma planta industrial. Ela passa a operar mais dias no ano, tendo impacto positivo na produtividade. O movimento de expansão orgânica está em linha com a estratégia da companhia baseada na ampliação operacional em suas três fábricas – Cubatão e Santo André, em São Paulo, e Bahía Blanca, na Argentina. Este movimento visa expandir a produção.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of