USIMINAS TEM NOVA PATENTE DE AÇOS PARA PONTES E EDIFÍCIOS

A Usiminas recebeu a sua 461ª patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), para uma nova linha de aços, utilizada na construção civil e na fabricação de pontes e edifícios. Os aços combinam fósforo, silício e cobre de maneira inédita, o que dá ao produto alta resistência mecânica, facilita a solda e protege contra a corrosão atmosférica.

A pesquisa que gerou a nova linha de aços foi iniciada em 1995, e contou com a participação de representantes das áreas de atendimento ao cliente, processos de aciaria e do centro de tecnologia Usiminas. De acordo com a companhia, “o objetivo foi criar uma linha de aço com melhor qualidade e mais competitivo”.

Para Adão Vieira de Faria, um dos inventores, o objetivo foi alcançado. “O desempenho da aplicação é superior aos aços tradicionais”, afirmou. A Usiminas tem orçamento de R$ 22 milhões destinados à inovação e pesquisa neste ano, além de ser a siderúrgica brasileira com o maior número de patentes.

Nos últimos anos, a empresa solicitou, em média, 10 cartas patentes por ano. Segundo a companhia, em 2011 a expectativa é que este número chegue a 20. A Usiminas tem outros 101 pedidos de patente em análise.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of