USINA DE ITAIPU E SISTEMA SUL SERÃO RESPONSÁVEIS PELO ABASTECIMENTO DE ENERGIA EM 2016
Ter um país de dimensões continentais tem seus prós e contras. Enquanto o Nordeste sofre com a crise hídrica na bacia do São Francisco, o El Nino cumpre a função de garantir boas condições hidrológicas e climáticas para a hidrelétrica de Itaipu. De acordo com o diretor geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp (foto), a usina deverá assegurar o abastecimento de energia no país em 2016.
A declaração foi feita durante a visita de Chipp à usina, onde participou da premiação Fundação Coge (Comitê de Gestão Empresarial), entidade que reúne empresas do setor energético. Assim como em 2014 e 2015, Itaipu e o Sistema Sul serão os maiores responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica do país.
“Em 2016, não teremos uma condição climática favorável do baixo São Francisco, de Sobradinho até a foz do rio, ao contrário do cenário em Itaipu”, previu o diretor geral. “Vamos transferir o excedente de energia de Itaipu para o Nordeste, pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), e não teremos problema nenhum no abastecimento”, completou Hermes Chipp.
Enquanto o reservatório de Sobradinho zerou o volume útil em novembro, o de Itaipu está cheio, operando 220 metros acima do nível do mar desde o dia 16 de outubro. Um mês depois, o vertedouro foi aberto. As calhas estão vertendo desde 17 de novembro.
O Sistema Sul conta com hidrelétricas, pequenas centrais hidrelétricas, termelétricas e parques eólicos. No último domingo (6), a soma da geração elétrica dessas usinas chegou a 9.827 megawatts médios.
Deixe seu comentário