faixa - nao remover

USINA DE SÃO MANOEL DEVE FICAR FORA DOS LEILÕES DESTE ANO

A hidrelétrica de São Manoel, a maior entre aquelas que o governo pretende leiloar até dezembro, pode não entrar no certame. A usina de 700 MW está prevista para o rio Teles Pires, entre Mato Grosso e Pará, mas está com processo de licenciamento ambiental inativo no Ibama. A retomada do processo foi paralisada após diversos protestos indígenas, como o de outubro de 2011, quando sete servidores da Funai e da EPE (Empresa de Pesquisa Energética) foram capturados em uma aldeia kayabi.

De acordo com o governo, a usina não afeta diretamente terras indígenas demarcadas, mas os índios garantem que a obra alagaria suas terras, prejudicando aqueles que habitam às margens do rio Teles Pires.

Segundo Maurício Tolmasquim (foto), presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), em reportagem de André Borges no jornal Valor Econômico, os conflitos indígenas dificultam o licenciamento da usina e a audiência pública sobre o assunto não deve ocorrer a tempo hábil de a usina ir a leilão em dezembro. Segundo ele, o cenário ainda é complicado, mas o governo tem garantido a oferta das hidrelétricas menores para os dois leilões de 2013.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of