faixa - nao remover

USINA DE TELES PIRES CONCLUÍ TESTES COM GERADORA E ESTÁ APTA A INICIAR OPERAÇÃO COMERCIAL

teles piresA Usina Hidrelétrica Teles Pires, localizada na divisa dos estados do Pará e Mato Grosso, está um passo mais próxima de iniciar sua operação comercial. Os testes contínuos da primeira máquina geradora do empreendimento foram concluídos nesta sexta-feira (6), e agora a usina depende apenas de autorização formal da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para ingressar no mercado. Com cinco turbinas e uma capacidade instalada total de 1.820 MW, a unidade deverá aumentar em mais 364 MW a oferta de energia no país.

Os testes de 96 horas contínuas foram aplicados sobre a máquina UG1, com supervisão do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A entrada em operação da primeira geradora deverá levar para 4.800 MW os ganhos em capacidade instalada registrados este ano no país. Essa energia será escoada por meio de uma linha de transmissão com circuito duplo de aproximadamente 300 quilômetros.

A expectativa é de que todas as turbinas da usina, fornecidas pela Alstom, iniciem plena atividade a partir do próximo mês de dezembro. Os 1000 quilômetros da estrutura de escoamento também devem tomar forma definitiva até o final do ano, ligando a subestação Paranaíta (MT) à subestação Ribeirãozinho (MT). O empreendimento é controlado pelas acionistas Neoenergia (50,1%), Eletrosul (24,5%), Furnas (24,5%) e Odebrecht Energia (0,9%).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of