OBAMA REJEITA PROJETO DE OLEODUTO QUE LIGARIA CANADÁ AOS ESTADOS UNIDOS

President Barack Obama Speaks At Annual Phoenix AwardsUm novo oleoduto que vinha sendo planejado para transportar petróleo do Canadá aos Estados Unidos deverá ficar apenas no papel. Após uma grande pressão por parte de ambientalistas devido ao risco ambiental do projeto, o presidente norte-americano Barack Obama anunciou nesta sexta-feira (6) que rejeitou a proposta para a construção da nova linha de dutos, denominada Keystone XL. Planejado pela companhia TransCanada, o investimento de US$ 7 bilhões tinha como objetivo facilitar a entrada do petróleo canadense no mercado norte-americano.

No total, o projeto teria condições de gerar 13 mil empregos diretos e indiretos nas obras para a construção dos cerca de 3 mil quilômetros de dutos. O plano era ligar o oleoduto de Keystone, já existente, com a região do Golfo do México e conectar o centro dos Estados Unidos ao Canadá, que poderia então elevar suas exportações do petróleo proveniente da província de Alberta.

O investimento, no entanto, envolvia a realização de obras em áreas preservadas. Além disso, os dutos passariam pelo Aquífero Ogallala, o que representaria um sério risco de contaminação da água em caso de vazamentos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of