BNDES E FINEP LANÇAM LINHA DE FINANCIAMENTO PARA A INDÚSTRIA QUÍMICA

Luciano CoutinhoA indústria química nacional ganhou um reforço de peso com o lançamento do primeiro edital para seleção de projetos de investimento no âmbito do Plano de Desenvolvimento e Inovação da Química (Padiq). Ao todo, serão destinados recursos de R$ 2,2 bilhões para o período 2016/2017 para apoiar projetos de desenvolvimento tecnológico e de investimento na fabricação de produtos químicos.

A cerimônia de lançamento contou com a presença dos presidentes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho (foto), e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Luis Manuel Rebelo Fernandes, e foi realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

“O Brasil tem nichos industriais com capacitação consagrada para inovar e os investimentos em P,D&I são o caminho para deslocar a fronteira da competitividade”, afirmou Coutinho.

Serão apoiados projetos de inovação, desenvolvimento de mercados e investimentos industriais em diversas linhas temáticas, que foram definidas a partir do Estudo de Diversificação da Indústria Química, financiado pelo BNDES e concluído no final do ano passado.

O Padiq terá três editais anuais (2015, 2016 e 2017) e o deste ano terá seis linhas temáticas: aditivos para alimentação animal; derivados de silício; materiais compósitos e fibras de carbono; aditivos químicos para exploração e produção de petróleo; insumos químicos para higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC); e produtos químicos de fontes renováveis de matérias-primas.

Podem se candidatar para o processo de seleção empresas individualmente ou em parceria com outras companhias ou Instituições Científicas Tecnológicas (ICTs). Os planos de negócios devem ter um valor mínimo de R$ 10 milhões.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of