USINA NUCLEAR DA FINLÂNDIA RECEBE LICENÇA PARA CARREGAR COMBUSTÍVEL PARA ENTRAR EM OPERAÇÃO EM 2022

swddA concessionária finlandesa Teollisuuden Voima Oyj (TVO) recebeu a licença da Autoridade de Segurança Nuclear e Radiação do país (STUK) para carregar combustível no reator do EPR Olkiluoto 3 (OL3). A unidade, cuja construção teve início em 2005, tem previsão de entrada em operação comercial no início do próximo ano. A STUK verificou que o OL3 atende aos requisitos de segurança definidos e que os procedimentos de segurança e emergência são suficientes para carregar combustível nuclear no reator. O combustível para OL3 chegou a Olkiluoto em 2018. Um total de 241 conjuntos de combustível fabricados pela Framatome na Alemanha e na França. Os conjuntos serão transferidos do armazenamento e carregados no vaso do reator para constituir o primeiro núcleo. Para realizar as operações de carregamento, foi formada uma equipe integrada de cerca de 40 funcionários da TVO, Areva e Framatome. A operação inclui cerca de 15 manipuladores de combustível, pessoal especializado em operações de manuseio de combustível e quatro engenheiros neutrônicos encarregados de monitorar o núcleo durante o carregamento.

“Este é o passo mais significativo no comissionamento da unidade da planta até agora OL3 é uma das maiores e mais modernas usinas nucleares do mundo. Os sistemas já foram rigorosamente testados e poderemos começar a carregar o combustível em breve”, disse o  diretor do projeto OL3, Jouni Silvennoinen. Já o vice-presidente sênior de produção de eletricidade da TVO, Marjo Mustonen, acrescentou que “Nossos profissionais nucleares qualificados estão agora prontos para implantar o maior ato da Finlândia para o clima.”

De acordo com o cronograma mais recente, anunciado em agosto de 2020, OL3 será conectado à rede em outubro deste ano, com produção regular de eletricidade prevista para começar em fevereiro de 2022. De acordo com o programa de comissionamento, a planta produzirá 1-3 terawatts-hora (TWh) de eletricidade com saída de energia variável durante o período entre a conexão à rede e o início da produção regular de eletricidade.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of