USINA SÃO FERNANDO PLANEJA DOBRAR GERAÇÃO DE ENERGIA UTILIZANDO PALHADA DE CANA
A termelétrica São Fernando Açúcar e Álcool planeja encerrar o ano de 2013 com uma produção adicional de 120 mil megawatt/hora, dobrando assim a sua atual capacidade de geração de energia. Para conseguir tal feito, a usina – que utiliza a cana-de-açúcar como combustível – está aproveitando a palhada de cana, biomassa cujo poder calorífico chega a ser duas vezes maior que o de bagaço de cana.
Localizada em Dourados, no Mato Grosso do Sul, a usina, que possui uma área de plantio de 65 mil hectares, produz cerca de 16 toneladas de palhada por hectare, somando até 120 mil toneladas em toda área cultivável.
“Por hectare, nós retiramos seis toneladas de biomassa. Optamos por esse parâmetro para evitar impurezas que possam danificar os equipamentos envolvidos no processo de manejo da palhada”, explicou o superintendente da Usina São Fernando, Paulo Escobar.
Ainda de acordo com Escobar, a usina já obteve o retorno do investimento feito em um triturador, que foi adquirido para possibilitar a utilização da palhada para a geração de energia. “Considerando que a palha tem o dobro do poder calorífico e um custo de R$ 70,00, por tonelada, para recolher, enfardar, transportar e triturá-la, contra R$ 85 para efetuar o mesmo processo com bagaço, já se pagou o investimento feito no triturador”, explicou executivo.
Deixe seu comentário