VALE OBTÉM LIMINAR NA JUSTIÇA E VOLTA A OPERAR NO PORTO DE TUBARÃO

Tubarao ValeA suspensão das atividades da Vale no porto de Tubarão, em Vitória, Espírito Santo, não durou nem uma semana. Na última segunda-feira (25), a empresa conseguiu uma liminar junto à Justiça para garantir suas operações no local, com o compromisso de em até 60 dias apresentar um plano de viabilidade para suas operações.

A liminar foi expedida pelo juiz Vigdor Teitel, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região, cobrindo Rio de Janeiro e Espírito Santo. Na última quinta-feira (21), o magistrado Marcus Vinicius Figueiredo de Oliveira Costa, da 1ª Vara Federal Criminal de Vitória, atendeu a medida cautelar da Polícia Federal, que investiga supostos crimes ambientais praticas no porto de Tubarão, como emissão de poluentes na atmosfera e sedimentos no mar.

Para comprovar a eficácia do seu novo sistema de controle ambiental, a Vale terá de apresentar relatório técnico ambiental com detalhamento das medidas adotadas, com índices de despejamento e emissão verificados, tanto de partículas de pó na atmosfera como resíduos despejados.

O porto de Tubarão é de grande importância para a Vale, que chegou a afirmar na última semana que até 200 mil toneladas de minério de ferro poderiam deixar de ser exportadas por dia, por conta da interdição judicial. A importação diária de 44 mil toneladas de carvão minera também seria diretamente afetada, causando um prejuízo total de R$ 35 milhões por dia.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Mandacaru Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Mandacaru
Visitante
Mandacaru

Também não entendo a paralisação… Desde que foi inaugurado, que funciona assim, quando os Japoneses operav, ninguém se manifestou, desde os anos 70, que a cor da água do mar na praia de Cambori e marrom… Depois da maldição de Mariana, vão querer tirar o couro da Vale, até ela não valer mais nada.
Só tem um jeito, Pelotização e Dutos, mas cade o investimento, nossos grandes empresários estão no inferno e os anões são incompetentes, nossas reservas distribuídas em zelotes e pixulecos, só tem um jeito… Recorrer ao FMI, de novo!