VALE VAI IMPLEMENTAR NOVAS MEDIDAS APÓS QUEDA NA PRODUÇÃO DE MINÉRIO
Apesar de estar voltando a apresentar crescimento na produção de minério de ferro, somada em 83,9 milhões de toneladas métricas (Mt) no terceiro trimestre deste ano, montante 4,2% maior do que o do segundo trimestre, o resultado da Vale ainda é inferior ao do mesmo período de 2011, com queda de 4,5%. Para lidar com isso, a empresa afirma que vai implementar medidas corretivas.
De acordo com a mineradora, a produção total de minério de ferro, no período de 12 meses encerrado em 30 de setembro de 2012, foi de 317,4 milhões de toneladas métricas. Em relação aos nove primeiros meses do ano, a produção ficou em 234,4 Mt, contra 239,6 Mt no mesmo período do ano anterior, com queda de 2,2%.
Um dos motivos que levou ao resultado um pouco abaixo do esperado foi a produção menor em Carajás, no Pará, onde fica concentrada uma das maiores reservas minerais da companhia.
“Em Carajás, não conseguimos manter a mesma performance do ano passado. No 3T12 (3º trimestre de 2012), a produção foi de 27,6 Mt, ligeiramente acima da ocorrida no 2T12 (2º trimestre de 2012), porém 10,5% abaixo do mesmo período de 2011”, afirmou a mineradora em nota.
De acordo com a empresa, o resultado foi afetado por problemas com licenças ambientais, o que levou à mineração de cavas mais antigas, gerando uma produtividade menor e custos mais elevados.
“Definitivamente, o desempenho atual não é consistente com a alta qualidade dos nossos ativos e, assim sendo, medidas corretivas estão sendo implementadas”, afirmou a Vale no comunicado.
Deixe seu comentário