VAZAMENTO DE GÁS METANO EM UMA LINHA NÃO REGULAMENTADA NO TEXAS É EQUIVALENTE A EMISSÕES DE CERCA DE 16 MIL CARROS | Petronotícias




faixa - nao remover

VAZAMENTO DE GÁS METANO EM UMA LINHA NÃO REGULAMENTADA NO TEXAS É EQUIVALENTE A EMISSÕES DE CERCA DE 16 MIL CARROS

metano 1ORLANDO – Por Fabiana Rocha – Perigo no Texas. Em menos de uma hora um gasoduto de gás natural vazou tanto metano superpotente que, segundo uma estimativa, seu impacto climático foi equivalente às emissões anuais de cerca de 16.000 carros. O vazamento foi descoberto em um tubo de 16 polegadas,  que é uma pequena parte de uma rede enorme de linhas nos EUA, ligando campos de produção e outros locais a linhas de transmissão maiores. Estas linhas não seriam regulamentadas, por isso está havendo uma investigação especial sobre este tema específico. Embora novos requisitos de relatórios federais comecem no próximo mês para as chamadas linhas de coleta,  este incidente mostra os enormes danos climáticos que até mesmo estas redes menores podem causar. A Energy Transfer, que opera a linha onde ocorreu o vazamento por meio de sua unidade ETC Texas Pipeline, disse que uma investigação sobre a causa do evento no mês passado está em andamento e todas as notificações regulatórias apropriadas foram feitas. A empresa identificou o pequeno gasoduto como uma “linha de coleta não regulamentada”.

O momento do lançamento e sua localização pareciam corresponder a uma nuvem de metano observada por um satélite da Agência Espacial Europeia que a empresa demetano geoanalítica Kayrros chamou de mais grave nos Estados Unidos  em um ano. As investigações sobre o metano observado por satélite perto de instalações de energia mostram que as plumas invisíveis geralmente coincidem com o trabalho de rotina e liberações deliberadas. O metano é o principal componente do gás natural e retém 84 vezes mais calor do que o dióxido de carbono durante seus primeiros 20 anos na atmosfera. Restringir severamente ou eliminar as emissões de gás das operações de combustíveis fósseis é crucial para evitar o pior das mudanças climáticas. A Agência Internacional de Energia disse que as operadoras de petróleo e gás devem ir além das metas de intensidade de emissões e adotar uma abordagem de tolerância zero às liberações de metano.

A ETC Texas Pipeline relatou uma “quebra de linha” que durou das 8h08 às 9h17, horário local do dia 17 de março, em seu oleoduto Big Cowboy, de propriedade conjunta da Kinder Morgan. O incidente causou uma liberação de 52.150 mil pés cúbicos padrão de gás natural. O evento provavelmente liberou cerca de 900 toneladas de metano na atmosfera. Essa quantidade de gás de efeito estufa irá reter tanto calor quanto 75.600 toneladas de dióxido de carbono durante suas duas primeiras décadas na atmosfera. A Comissão Ferroviária do Texas disse que tem uma investigação em andamento sobre o incidente do Big Cowboy, sem dar detalhes. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA disse que até 7 de abril não havia recebido um relatório sobre o vazamento.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of