VAZAMENTO DE PETRÓLEO DA PERENCO NO REINO UNIDO INTERROMPE OS TRABALHOS NO SEGUNDO MAIOR PORTO NATURAL DO MUNDO

VAZAAproximadamente 200 barris de petróleo do maior campo petrolífero terrestre do Reino Unido, em Dorset, no sul da Inglaterra, vazaram neste domingo (26), em Poole Harbour. A empresa de gás Perenco-UK, confirmou que houve “vazamento limitado” de um de  seus poços, mas que o oleoduto foi fechado e foram usadas barreiras  para controlar a propagação do petróleo em ambos os lados da Baía. Hoje (27), Philip Broadhead, líder do conselho de Bournemouth, Christchurch e Poole, disse que havia indícios iniciais de que o impacto ambiental pode ser limitado. “Ontem, quando ouvi pela primeira vez sobre isso, fiquei desapontado. Temos aqui o segundo maior porto natural do mundo, praias premiadas, um ecossistema muito delicado. Portanto, a reação natural é ficar muito preocupado, mas é um pequeno vazamento de fluido do reservatório. Portanto, cerca de 85% de água e 15% de óleo, que felizmente foram capturados rapidamente”.

As primeiras indicações sugeriram que a mancha já está se dispersando. A indicação é para que as pessoas tenham cuidado e não usem a baía recreativamente. Houve umVAZA 2 alerta para que qualquer pessoa que tenha entrado em contato com o derramamento deve se lavar imediatamente com água e sabão. Franck Dy, gerente geral do Campo Wytch Farm, da Perenco-UK, disse: “Qualquer derramamento é um assunto extremamente sério e uma investigação completa será iniciada para determinar o que aconteceu em Poole Harbour. É importante frisar que a situação está sob controle, com o escoamento de petróleo interrompido e o vazamento está sendo contido”. 

A empresa confirmou que uma operação de limpeza ainda estava em andamento. Um representante da Agência Ambiental inglesa disse: “Recebemos relatórios de uma grande quantidade de petróleo no porto de Poole e estamos apoiando a autoridade portuária e outros parceiros na resposta a este incidente”.

O campo petrolífero Wytch Farm em Purbecks está em operação desde 1979 e é um dos maiores campos petrolíferos terrestres da Europa. Ele está localizado na costa sul de Poole Harbour, o segundo maior porto natural do mundo. Uma grande operação de limpeza continuou hoje. Especialistas locais em vida selvagem pediram à empresa anglo-francesa de petróleo e gás Perenco que se “tomasse medidas saneadoras  e  uma investigação adequada para evitar uma repetição do problema”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of