HOMENAGEADOS COM A MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO NUCLEAR DEFENDEM A AMPLIAÇÃO DA GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA NO BRASIL

WhatsApp Image 2021-11-05 at 12.47.28O Petronotícias traz hoje aos seus leitores alguns dos principais momentos da cerimônia de entrega da Medalha de Honra ao Mérito Nuclear, organizada pela Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN). O evento anual já ganhou um espaço especial na agenda de executivos da indústria nuclear nacional. Isso porque além de ser um momento de reconhecimento das personalidades de destaque do segmento, a cerimônia já virou um encontro tradicional que reúne, em um só lugar, os principais tomadores de decisão do setor. O encontro aconteceu no castelinho da Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro, espaço que testemunhou muitos fatos históricos e hoje é uma das principais atrações turísticas e culturais da capital fluminense.

A cerimônia de premiação da Medalha de Honra ao Mérito Nuclear homenageia os profissionais do setor nuclear brasileiro que contribuíram de forma decisiva para o desenvolvimento dessa indústria no país. Na edição deste ano, cinco personalidades foram escolhidas para receber o prêmio e defenderam, durante o encontro, a ampliação do uso da tecnologia nuclear no Brasil, especialmente para a geração de uma energia limpa e firme. O primeiro homenageado do evento foi o Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen.

WhatsApp Image 2021-11-05 at 12.48.12

Olsen está desde 2018 no comando da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha – órgão que controla as atividades nucleares, científicas, tecnológicas e de inovação do braço naval das Forças Armadas.

WhatsApp Image 2021-11-05 at 12.48.13

O almirante recebeu a medalha das mãos de Carlos Duarte, que é embaixador do Brasil na missão permanente da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

WhatsApp Image 2021-11-05 at 12.50.01

O presidente da ABDAN, Celso Cunha, destacou durante a cerimônia os avanços e a cooperação dentro do setor nuclear brasileiro. Ele ressaltou ainda que o país precisa avançar em diversas reformas dentro da indústria nuclear, como a flexibilização da Medicina Nuclear e da Mineração.

WhatsApp Image 2021-11-05 at 12.49.59

O segundo premiado durante a cerimônia foi o diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS) da CNEN, Ricardo Guterres (foto acima). Ao longo dos últimos três anos, a DRS publicou ao menos nove resoluções importantes que trouxeram efeitos positivos imediatos para o setor no Brasil. Sob o comando de Gueterres, o órgão fez revisões de normas importantes, como a que trata do transporte de materiais radioativos.

WhatsApp Image 2021-11-05 at 12.50.00 (2)

O terceiro homenageado foi o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, que ganhou a medalha das mãos do presidente da ABDAN, Celso Cunha.

WhatsApp Image 2021-11-05 at 12.50.00 (3)

Torres liderou um processo importantíssimo de modernização de algumas normas da agência para o setor de medicina nuclear, trazendo mais agilidade para esse setor. Além disso, no início de sua carreira, atendeu os pacientes do acidente nuclear em Goiânia (1987).

WhatsApp Image 2021-11-05 at 12.50.00 (1)

Na imagem acima está o quarto homenageado do evento – o assessor especial do Ministério de Minas e Energia, Ney Zanella (à esquerda), ao lado do presidente da Rosatom na América Latina, Ivan Dybov.

WhatsApp Image 2021-11-05 at 12.50.00

Zanella já exerceu vários comandos e cargos de liderança na carreira, atuando sempre com grande proximidade operativa e administrativa. Ele já foi presidente da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. – AMAZUL entre 2013 e 2019. Mais recentemente, atua no MME como uma figura importante dentro da pasta para a definição de pautas relacionadas à tecnologia nuclear no Brasil.

WhatsApp Image 2021-11-05 at 12.49.59 (1)

Na foto acima, à esquerda, está o gerente geral de fabricação e supervisão da Nuclep, Cezar França. Ele também recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Nuclear. Ao lado dele, está o presidente da companhia, Almirante Carlos Henrique Seixas.

WhatsApp Image 2021-11-05 at 12.49.59 (2)

França recebeu a homenagem das mãos de João Carlos da Cunha, diretor de operações da Eletronuclear e vice-presidente da ABDAN. O gerente da Nuclep tem um grande histórico de participação em importantes obras, como as dos cascos resistentes de submarinos, do Vaso de Pressão do Reator do LABGENE, dos acumuladores de vapor  de Angra 2 e 3, entre outras.

WhatsApp Image 2021-11-05 at 12.47.28

9
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
8 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
JonasPedro TavaresRaphael Telis Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Jonas
Visitante
Jonas

vamo rasgá mais $$$$$$$$…

Raphael Telis
Visitante
Raphael Telis

Você realmente tem talento para bostejar na internet.

Jonas
Visitante
Jonas

bicho, olha o quanto esses programas já nos custaram. entendo que é teu trabalho, mas custa demais. existe alternativa de energia firme a um custo menor? claro que existe. quero ver os estudos tecnico-econômicos por trás da decisão…isso é o que importa. anunciar até papagaio anuncia.

Raphael Telis
Visitante
Raphael Telis

O cerne do problema não são os programas nucleares (PNB, PNM e PROSUB), mas a política brasileira em si. O Brasil nunca teve uma política energética e nuclear eficiente e competente, já presenciada pela crise energética que o país atravessou no início do século e que atualmente atravessa por não aprender com os erros do passado. Essa atual crise é um mix de negligência no setor energético com um modelo energético que se revelou frágil e obsoleto. Embora seja conhecido que o potencial hídrico se esgotará entre o final desta década e meados da próxima, ainda somos fortemente dependentes de… Read more »

Jonas
Visitante
Jonas

Bela resposta, obrigado mesmo pq vc poderia ficar apenas no insulto… mas eu ainda tenho pontos. (1) Em um período de um ano, o custo dessas termelétricas é suficiente para construir um reator de grande porte (> 1.000 MW). Aqui vc está considerando trocar quantos MW por um reator de >2.000MW???? (2) A elevada demanda térmica atual foi resultado de uma série de atropelos, desde não reconhecer problemas clássicos do modelo utilizado que não faz gestão adequada de riscos(e que vc comenta alguns de seus aspectos), até o não reconhecimento das restrições hídricas a tempo de aplicar medidas preventivas. Houve… Read more »

Pedro Tavares
Visitante
Pedro Tavares

Jonasete acha que todos tem que ter paciência e passar a mão na cabeça dele quando vem propagar sua ignorância na internet. Não falta óleo de peroba nessa sua cara de pau.

Jonas
Visitante
Jonas

Pedroca, você me lembra sempre do destempero do carluxo. Mas sei que tu és mais sabido e tem uma carreira pra zelar. Sucesso pra você, amiguxo.

Pedro Tavares
Visitante
Pedro Tavares

Você deve ter tido problemas como falta de carinho e amor na família, acha que nós que temos que ser carinhosos. Faz uma terapia logo.

Jonas
Visitante
Jonas

Obrigado pelo carinho, Pedroca. Sei que sempre poderei contar contigo. Abraço.