VENEZUELA E ARÁBIA SAUDITA FECHAM ACORDO PARA AUMENTAR PREÇO DO PETRÓLEO

Nicolas-MaduroBuscando recuperar o preço do barril de petróleo, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (foto), anunciou um acordo com a Arábia Saudita para elevar o valor da commodity. Sem dar detalhes sobre as medidas a serem tomadas, o governo venezuelano disse que a crise será alvo de políticas de Estado por parte dos dois países.

O acordo foi assinado em Riad, Arábia Saudita, pelo príncipe herdeiro saudita, Salman bin Abdulaziz al Saud, e pelo presidente venezuelando, durante visita diplomática ao Oriente Médio. O representante sul-americano afirmou que deixava a reunião otimista com o futuro do mercado de petróleo.

Durante sua visita ao Oriente Médio, Maduro ouviu do aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, uma promessa de que ajudaria a frear a derrubada de preços do petróleo.

Maduro está em missão no Oriente Médio, buscando apoio dos membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). Os membros da organização são afetados de maneiras diferentes, ficando a Venezuela, por exemplo, muito mais exposta às variações no preço do petróleo.

Em novembro, a Arábia Saudita, maior produtor de petróleo do mundo, recusou cortar a produção de petróleo, medida que levaria a um aumento do valor do barril. O pedido havia sido feito por membros mais pobres da Opep, entre eles a Venezuela.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of