VEOLIA E BRASKEM INVESTIRÃO R$ 400 MILHÕES EM UM PROJETO DE GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA NO POLO INDUSTRIAL DE ALAGOAS

pedroA Veolia e a Braskem lançaram oficialmente hoje (22) a Pedra Fundamental do Projeto Energia Limpa e Eficiente, a ser construído no polo industrial em Marechal Deodoro, em Alagoas. Em 2021, as duas empresas assinaram um acordo para produzir energia renovável com o uso de vapor a partir de biomassa de eucalipto e de outros tipos, como resíduos industriais, bambu, dentre outras opções sendo consideradas. Com um investimento de aproximadamente de R$ 400 milhões, o projeto terá duração de 20 anos, gerando 900 mil toneladas de vapor/ano, o que significa uma redução anual de aproximadamente 150 mil toneladas de Gases de Efeito Estufa,  que equivale a 30% das emissões diretas e indiretas na compra de energia da Braskem no Estado em 2020.

Durante a fase de construção, o projeto criará mais de 400 empregos diretos e aproximadamente 100 postos de trabalho serão necessários para a etapa de operação. Prevista para iniciar as operações entre o final de 2023 e início de 2024, a planta irá gerar impacto socioambiental positivo para a região e o país, e está em linha com as estratégias globais de desenvolvimento sustentável das companhias. Focada em conceitos de sustentabilidade e produtividade, a solução visa atender à demanda de vaporVEOLIA necessária para a operação contínua e de alta performance da fábrica de PVC da Braskem, em Marechal Deodoro. Para atingir o objetivo, a Veolia tem desenvolvido o projeto de engenharia e inicia a construção da usina, além de ser a responsável pela operação e manutenção das instalações durante os 20 anos do contrato.

Na fábrica serão realizadas a preparação, armazenamento e o processamento mecanizado da biomassa para sua conversão em vapor sustentável. Com tecnologia de ponta, 100% nacional, serão instaladas quatro caldeiras industriais que estarão em funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana, garantindo o fornecimento ininterrupto de vapor necessário para a produção da Braskem.

Para Pedro Prádanos (foto principal), CEO da Veolia Brasil, este projeto está alinhado ao propósito da companhia, que é o de transformação ecológica, trazendo a sustentabilidade ao centro dos processos e decisões, garantindo a eficiência da produção. “O cenário da mudança climática acelera a urgência de ações em torno da descarbonização, onde as indústrias têm um desafio importante na colodetediversificação de suas matrizes energéticas e no consumo eficiente de energia. Estamos felizes nessa parceria com a Braskem, pois indica um compromisso e atuação contundentes nesse sentido”, afirmou.

Já o Diretor Industrial da Braskem em Alagoas, Hélcio Colodete (foto à esquerda), disse: “A parceria com a Veolia reforça o nosso compromisso fundamental com a geração de riqueza, o respeito ao meio ambiente e às comunidades em nosso entorno, adotando as melhores práticas da indústria, e a transformação social no Estado. Adicionalmente, coloca Alagoas numa posição diferenciada e pioneira em projetos inovadores e sustentáveis”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of