faixa - nao remover

VEOLIA É CONTRATADA PARA CONSTRUIR E GERIR CENTRO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE REUSO PARA ANTERO RESOURCES

Antoine-Frerot_pics_809O processo de fraturamento hidráulico se expandiu em larga escala nos Estados Unidos para a produção de gás de xisto. Os efeitos da técnica ainda são contestados por uma parte de grupos voltados ao meio ambiente, preocupados com a contaminação de lençóis freáticos, o que leva as empresas a investir em tecnologias modernas de tratamento de água. Nesta semana, a Antero Resources, empresa de exploração e produção de petróleo e gás natural nos campos de xisto de Marcellus e Utica, contratou a Veolia Water Technologies para projetar, construir e operar um complexo de tratamento, no valor de US$ 275 milhões, em Appalachia, na Virgínia.

A nova unidade terá que tratar um volume de 9.500 metros cúbicos por dia de água, resultante do sistema de fraturamento hidráulico. As empresas celebraram dois contratos: o de construção da planta e outro de operação e gerenciamento do ativo, em Doddridge, West Virginia, com vigência de dez anos. A entrada em operação está programada para o fim de 2017.

Uma economia estimada em cerca de US$ 150 mil por poço é estimada pela Veolia, além da redução de risco e custo associados ao transporte de água por longas distâncias para injeção em poços de produção. “A habilidade de tratar e reutilizar a água produzida é um aspecto crucial para a exploração e produção de petróleo e gás. Ela também representa um progresso significante em termos de redução de riscos ambientais”, disse o CEO da Veolia, Antoine Frérot (foto).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of