VICE-DIRETOR GERAL DA ROSATOM PARTICIPA DA NT2E E FALA SOBRE CRESCIMENTO DA FONTE NUCLEAR

IMG-20230504-WA0012A Rosatom também participou da conferência internacional Nuclear Trade and Technology Exchange (NT2E), que acontece até amanhã (5), no centro de convenções Expomag, no Rio de Janeiro. Kiril Kamarov, Vice Diretor Geral e Diretor da Unidade de Negócios internacionais, representou a companhia russa e uma frase que pronunciou já marcou o evento:  “A construção de uma usina nuclear requer planejar meio século à frente”.

Kirill Komarov está a frente da delegação da Corporação Estatal ROSATOM e falou no painel sobre o tema: “O papel da nuclear no investimento em energias limpas.” Em sua opinião, a energia nuclear é uma fonte sustentável de energia que é minimamente afetada por condições externas. “Mesmo que os preços do urânio aumentem, isso não terá um forte impacto no custo final da eletricidade, uma vez que a participação do urânio no preço total não ultrapassa 3%. Hoje estamos vendo o interesse dos investidores pelo setor nuclear. Um exemplo é o projeto quea Rosatom está implementando na Rússia – a construção de 4 usinas nucleares flutuantes. O contrato do projeto foi concluído por um período de 40 anos – o cliente recebe um preço fixo pelas próximas 4 décadas e nós, como fabricantes, temos a oportunidade de planejamento econômico estratégico por meio século”.

Além disso, ele enfatizou a importância do apoio estatal na implementação de projetos nucleares: “No mundo, há vários líderes na construção de usinas nucleares, tais como a China, a Índia, a Rússia e alguns países árabes. Todos esses países estão implementando projetos com alto nível de apoio e participação direta do Estado. Podemos dizer com confiança que o desenvolvimento da energia nuclear éimpossível sem o apoio do governo.

DSC_0089A Rosatom está presente no mercado latino-americano há muitos anos. O primeiro acordo entre a Rússia e o Brasil no setor nuclear foi assinado em 1993 e, por mais de30 anos, a cooperação bilateral se desenvolveu. A Rosatom é há vários anos um dos maiores fornecedores de produtos isotópicos para as necessidades da medicina nuclear do Brasil. Além disso, nos últimos anos, a cooperação na área do ciclo do combustível nuclear tem se desenvolvido ativamente. Como resultado das negociações à margem de NT2E, novos acordos foram alcançados. “Continuamos a desenvolver cooperação com a empresa brasileira INB para o fornecimento deprodutos de urânio. No ano passado, ganhamos uma licitação internacional eassinamos um contrato de prestação de serviços de enriquecimento de urânio.Hoje, mais um contrato de fornecimento de urânio natural foi assinado no Rio de Janeiro”, disse Kirill Komarov.

A NT2E é o maior evento de negócios e tecnologia do setor nuclear na Amêrica Latina. Com realização bianual, a NT2E reúne os principais players do mercado de todo o mundo para apresentar as novidades do setor e discutir os desafios e oportunidadesdo mercado nuclear. Esse ano, dentre as companhias do setor, estão presentes a Eletronuclear, Holtec, Amazul, Andrade Gutierrez, Nuclep, Rosatom, BNDES, Sebrae e Framatome. A NT2E é organizada pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN). O diretor do centro regional da Rosatom na América Latina, Ivan Dybov, ocupa o cargo de Vice-presidente dessa organização para a medicina nuclear.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of