VÍDEO MOSTRA RESULTADO DO INCÊNDIO NA P-08 E ANP LISTA CONDIÇÕES PARA QUE UNIDADE VOLTE A OPERAR

d0b50aaf50af4e004cd2ca1997d4590cApós o susto que os trabalhadores da Trident Energy vivenciaram com um incêndio que atingiu a plataforma P-08 na última semana, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) impôs uma série de condições para que a plataforma retome sua operação. As chamas começaram após um vazamento de gás natural. O sistema de dilúvio foi ativado e a brigada da plataforma respondeu ao evento. Felizmente, não houve vítimas.

No momento, as operações estão interrompidas e a ANP segue averiguando a ocorrência. Na última sexta-feira, 14/01, a Agência impôs condicionantes para o restabelecimento das condições de segurança da plataforma, incluindo substituições, reparos e a verificação da integridade/inspeção de elementos críticos”, declarou a agência, em nota encaminhada ao Petronotícias. A ANP afirmou ainda que para retomar a operação na planta, será necessário implementar recomendações críticas do relatório de investigação, visando minimizar a possibilidade de ocorrência de eventos similares.

De acordo com informações do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), a linha de gás lift do poço Marimbá 8 estourou, causando o  vazamento. Foi aí então que um motor de um dos contêineres frigoríficos causou uma ignição e, consequentemente, deu início às chamas.  “O fogo atingiu as bombas de álcool, manifold de produção, lateral do Turbo Compressor A, além do cabeamento e instrumentos. Relatos são de que as chamas não afetaram o tanque de álcool porque a brigada conseguiu atuar, o que poderia ter proporções ainda maiores”, disse a entidade sindical.

A plataforma P-08 fica localizada no campo de Marimbá, na Bacia de Campos. Procurada, a Trident Energy nos enviou uma nota, que reproduziremos na íntegra a seguir:

“Trident Energy informa que por volta das 8:00hs do dia 12/01/2022, ocorreu um incidente na Plataforma de P-08, localizada na Bacia de Campos.

Após a perda de contenção de gás na linha de gás-lift de um poço, ocorreu um princípio de incêndio, que foi devidamente controlado com recursos próprios da instalação. O Plano de Resposta à Emergência foi imediatamente acionado e todos os sistemas que visam a proteção dos colaboradores e da instalação foram ativados com sucesso.

Não houve feridos e nem danos materiais significativos. A produção foi imediatamente interrompida e a plataforma permanece fora de operação e em condição segura. Os órgãos responsáveis foram devidamente comunicados do incidente.

A Trident reitera seu compromisso com a proteção das pessoas, do meio ambiente e de suas operações, buscando sempre contribuir para o desenvolvimento sustentável por meio de uma gestão responsável de riscos e impactos ambientais.”

Veja abaixo um vídeo disponibilizado pelo Sindipetro-NF que mostra o resultado do incêndio na plataforma:

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of