VULCÃO DE TONGA PROVOCOU DERRAMAMENTO DE ÓLEO NO MAR DO PERU DURANTE OPERAÇÃO DE TRANSBORDO

navioiA Refinaria La Pampilla, da espanhola Repsol, informou que houve um “vazamento limitado” de petróleo no mar do distrito de Ventanilla del Callao, durante o processo de descarga do petroleiro de bandeira italiana “Mare Doricum (foto), devido à violência das ondas de sábado na costa de Lima, provocado pelo Vulcão dentro do mar, em Tonga. Em nota, a empresa disse que “o derramamento de óleo no mar de Ventanilla, na província de Callao, durante o processo de descarga de petróleo bruto do navio ‘Mare Doricum’ da Refinaria La Pampilla, já está sob controle. A Refinaria explicou que seus protocolos de segurança foram aplicados no momento do vazamento e suas brigadas conseguiram controlar o incidente no mesmo dia.

A Repsol não disse a quantidade de óleo que foi derramado, mas apenas que o controle e limpeza do petróleo bruto da costa continua em coordenação com asvulvao autoridades locais. A Marinha peruana verificou que funcionários do navio e do terminal Multiboyas colocaram barreiras de contenção de aproximadamente 500 metros de comprimento. Também informou que três barcos estavam limpando e coletando o petróleo na área afetada.

O Ministério do Meio Ambiente passou a monitorar os danos ecológicos nas praias.  No sábado, a erupção vulcânica submarina no Pacífico gerou pânico nas ilhas do reino de Tonga, com um tsunami que provocou ondas de 1,20 metro na capital Nuku’alofa, assim como no Japão. Vários países também entraram em alerta como Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Chile, Equador, entre outros.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of