WINTERSHALL CANCELOU FINANCIAMENTO DE 1 BILHÃO DE EUROS PARA O GASODUTO NORD STREAM 2
O gasoduto Nord Stream 2 subiu no telhado de vez, antes mesmo de ter iniciado sua operação. A alemã Wintershall Dea AG anunciou que vai anular seu financiamento de 1 bilhão de euros para o empreendimento. Além disso, a companhia também disse que decidiu não avançar ou implementar nenhum projeto adicional de produção de gás e petróleo na Rússia. O presidente-executivo da Wintershall Dea, Mario Mehren, enfatizou que a agressão do presidente Vladimir Putin contra a Ucrânia abalou profundamente as bases do trabalho da empresa alemã na Rússia.
O gasoduto Nord Stream 2, liderado pela empresa estatal russa Gazprom, dobraria a capacidade do gasoduto existente (Nord Stream 1) para levar gás para a Europa, passando pelo Mar Báltico, ao invés de cruzar a Ucrânia. Os Estados Unidos sempre criticaram o projeto, alegando que o gasoduto aumentaria muito a influência dos russos na Europa. A Casa Branca chegou a impor sanções contra empresas envolvidas no empreendimento, mas depois recuou para manter em dia as relações diplomáticas com a Alemanha.
No início do ano, o projeto parecia que finalmente entraria em operação, após muitas idas e vindas. Contudo, com o aumento da tensão entre Rússia e Ucrânia, a Alemanha decidiu suspender o processo de certificação da linha.
Além de anular o financiamento do Nord Stream 2, a Wintershall Dea AG também disse que vai interromper os pagamentos à Rússia com efeito imediato. A petroleira permanecerá ativa na empresa GASCADE Gastransport GmbH, que opera uma rede de gasodutos de 3.200 km na Alemanha. A Wintershall Dea também continuará envolvida nos projetos de produção de gás natural Yuzhno Russkoye e Achimov, na Sibéria. Os campos produzem gás natural para o abastecimento energético europeu.
Deixe seu comentário