ALEMANHA SUSPENDE O PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DO GASODUTO NORD STREAM 2 E PROVOCA UMA EXPLOSÃO NO PREÇO DO GÁS NA EUROPA

NORDOs preços dos gás natural da Europa dispararam depois que a Alemanha confirmou que suspendeu o processo de certificação do gasoduto russo Norde Stream 2.  A decisão vem em um momento de crescente tensão entre a União Europeia e a Rússia em relação a Ucrânia, e  uma crise de imigrantes na  fronteira de Belarus e a Polônia.  O regulador alemão disse que  “Após um exame completo da documentação, o concluiu que só seria possível certificar um operador do oleoduto Nord Stream 2 se esse operador fosse organizado em uma forma legal sob a lei alemã.” Os preços futuros do gás na Europa subiram 10%, prejudicando empresas e famílias que já estão pagando contas muito mais altas.

Comerciantes líderes de energia já alertaram sobre o risco de apagões na Europa no caso de um inverno mais frio do que a média dos últimos anos. Alguns analistasGAS ALEMANHA dizem que a suspensão da certificação Nord Stream 2 significa que agora não começará as operações comerciais antes de meados de 2022.   O Nord Stream 2 é o gasoduto que pode mudar o jogo da oferta na Europa. Os  atrasos em sua utilização significam que as atuais condições difíceis do mercado de gás persistirão durante o inverno. A União Europeia obtém cerca de 40% do gás natural importado da Rússia. O Nord Stream 2, que contorna a Ucrânia e conecta a Rússia diretamente à Alemanha, foi concluído em setembro, apesar de anos de oposição de países como os Estados Unidos, que alertaram que aumentaria a influência de Moscou na Europa.

BORISO primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson(foto a esquerda)), disse que a União Europeia enfrentava “uma escolha” entre ficar com a Ucrânia ou aprovar o Nord Stream 2:  “Esperamos que nossos amigos reconheçam que em breve haverá uma escolha entre canalizar cada vez mais hidrocarbonetos russos em novos oleodutos gigantes e defender a Ucrânia e defender a causa da paz e estabilidade.”  Os preços do gás natural dispararam este ano na Europa, onde o combustível desempenha um papel essencial na geração de energia e aquecimento doméstico. Os principais especialistas da indústria já alertavam sobre o risco de escassez neste inverno, antes das notícias de terça-feira. “Não temos gás suficiente no momento, para ser franco. Não estamos armazenando para o inverno”, disse Jeremy Weir, CEO da Trafigura, empresa de comercialização de energia.  “Portanto, há uma preocupação real de que se tivermos um inverno muito  frio, poderemos ter apagões contínuos na Europa.”

O regulador de energia da Alemanha disse que o Nord Stream 2, que é propriedade da estatal russa Gazprom, está planejando estabelecer uma subsidiária alemã paraCANO possuir e operar a seção alemã do gasoduto. Uma vez que os principais ativos e equipe tenham sido transferidos para a subsidiária, e desde que satisfaça todos os requisitos legais relevantes, o processo de certificação pode ser retomado. A Ucrânia saudou a decisão da Alemanha de suspender o processo de aprovação. Mas exortou o Ocidente a não cair no que chamou de “truques da Gazprom” ao anunciar a formação de uma subsidiária alemã.

“Isso é uma zombaria das regras europeias. Isso não corresponde ao espírito nem à letra da legislação europeia sobre certificação de gasodutos”, disse Yuriy Vitrenko, presidente-executivo da empresa estatal de energia da Ucrânia Naftogaz. “Em particular, pedimos ao governo dos EUA que imponha sanções sob a lei dos Estados Unidos sobre a operadora Nord Stream 2, que a Gazprom afirma ter criado. Essas novas sanções devem durar pelo menos até que a Rússia pare de usar gás como arma e aja de acordo com Regras europeias “, acrescentou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of