BRASIL CHEGOU À MARCA DE 12 GW DE POTENCIAL OPERACIONAL NA FONTE SOLAR

60196baedd3792401034b946A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) anunciou que o país acaba de alcançar a marca de 12 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica. O cálculo leva em conta usinas de grande porte e sistemas de pequeno e médio portes instalados em telhados, fachadas e terrenos. Desde 2012, segundo a associação, os investimentos em geração solar somam mais de R$ 60 bilhões, além de R$ 15,7 bilhões em arrecadação aos cofres públicos.

Atualmente, o Brasil conta com 4,5 GW de potência instalada em usinas solares de grande porte, o que corresponde a 2,4% da matriz elétrica do país. Ainda de acordo com a Absolar, esses empreendimentos são a sexta maior fonte de geração do Brasil. No setor de geração própria de energia, o país totaliza 7,5 GW de potência instalada da fonte solar.

Ao somar as capacidades instaladas das grandes usinas e da geração própria de energia solar, a fonte solar ocupa, agora, o quinto lugar na matriz elétrica brasileira. “Energia elétrica competitiva e limpa é fundamental para o País recuperar a sua economia e conseguir crescer. A fonte solar é parte desta solução e um verdadeiro motor de geração de oportunidades, novos empregos, renda aos cidadãos”, disse o presidente do Conselho de Administração da Absolar, Ronaldo Koloszuk.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of